terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Programa do Governo


Esta manhã a Polícia tentou abrir as portas do Parlamento sem sucesso mas sem evitar algumas confrontações com os manifestantes o que começa a ser um mau sinal visto ter havido algumas escoriações.

A Polícia mostra-se de novo ineficaz e incapaz de lidar com manifestantes e é sabido ao que isso levou no caso das manifestações do PAD. Pelas fotografias acima vê-se que a UDD é um movimento ainda pequeno, com pouco dinheiro e pouca organização, mas como escrevia ontem, se lhe dão tempo pode crescer e tornar-se um PAD, o que não se deseja.

O Governo de igual modo mostra-se pouco esclarecido e, sem que o Presidente do Parlamento tivesse consultado os vários lideres parlamentares, numa grossa violação das regras Constitucionais em vigor, fez mudar o local de apresentação do seu Programa para o Ministério dos Negócios Estrangeiros levando a que os Deputados da Oposição anunciassem que irão boicotar tal sessão devido a esse desrespeito pela lei.

Aliás o PM foi ingénuo primeiro anunciando que iria apresentar o programa de governo através de todos os canais televisivos chegando assim a todos os representantes do povo (sic) para posteriormente já não respeitar "esses representantes" e convocar a reunião para outro lugar como se fosse ele próprio o líder do Parlamento. Por outro lado para quem apregoava ainda não há muito tempo que os votantes do Norte do país (os que lhe são adversos) eram incultos e vendiam facilmente os seus votos, não me parece que o PM esteja a ser muito coerente com os seus pensamentos ou será como aqueles que dizem que em política o que hoje é mentira amanhã é verdade. Penso que foi um "grade filósofo" do futebol português que proclamou tão "elevada" mensagem.

Abhisit, violando as regras Constitucionais, no entendimento de alguns, acabou por juntar os dois planos e decidiu realizar a sessão numa sala do MNE e utilizar a televisão, mas apenas a NBT, para "apresentar ao país" o seu programa. Ao fim de três horas de discurso e, pela primeira vez na história da "democracia" tailandesa, o Programa foi aprovado sem votação nem discussão visto estarem na sala só os Deputados de um lado. Pelo que se pode observar pela televisão o PM parecia muito convicto de que esta é uma maneira éticamente correcta de apresentar o seu programa e assim haverá um Governo com um programa "aprovado" com o atropelo de todas as práticas até aqui usadas no país e todas as regras de ética ainda hoje mesmo reclamadas pelo Assessor do Partido no poder Banyat Bantadtan.

Um mau começo para um Governo do qual se deseja, e necessita, muito.

Reprovável!

Entretanto a temperatura vai aquecendo e a Polícia Metropolitana de Bangkok emitiu um comunicado onde se avisa a população para estar especialmente atenta em vários locais da cidade durante as festividades do fim do ano. Os locais mencionados pela Polícia no seu comunicado são: Victory Monument, Major Ratchoythain, Seacon Square, Central World, Khao San, áreas em volta de Chitralada Palace, Si Sao Thewet, Mo Chit, Soi Nana, Central Pinklao e Saphan Kwai.

Sem comentários: