quarta-feira, 29 de junho de 2011

Domingo - 3 ou 6

Todas as seis/sete eleições que decorreram desde 1992 até à data foram sempre batalhas entre o Partido Democrata e outros partidos que se lhes opunham. Enquanto seus adversários vêm e vão o Partido Democrata, fundado há 65 anos, é o mais antigo partido no panorama político tailandês e o único que se mantêm com uma estrutura em muito semelhante com aquilo que são organizações político partidárias segundo o conceito ocidental. Contudo, nos últimos 20 anos, os democratas venceram apenas a eleição de 1992. A amarga verdade para os democrata é que o partido perdeu cinco eleições de seguida isto se não contamos a eleição de 2006 boicotada por grande número de partidos e que mais tarde foi declarada nula.

Embora o Partido Democrata tenha perdido todas as eleições desde esse long]inquo ano de1992, foi capaz de formar governo por duas vezes. A primeira em 1997, logo após a crise financeira asiática, quando o putativo primeiro-ministro general Chavalit Yongchaiyudh renunciou ao cargo que deveria assumir. Aquando o Partido Nova Aspiração procurava um candidato que o substituísse houve uma cisão e o Partido do Cidadão Tailandês (membro da coligação vencedora) transferiu o seu apoio para Chuan Leekpai do Partido Democrata.

Desta forma os Democratas asseguraram a maioria dos assentos no parlamento e Chuan foi capaz de, pela segunda vez, ser nomeado PM e formar governo. Esse incidente ficou conhecido como "O Incidente de Cobra". Os políticos desertores eram liderados pelo agora fugitivo Wattana Asavahame. Este nome foi-lhe atribuído por Samak Sundaravej, à altura líder do Partido do Cidadão Tailandês e PM em Janeiro de 2008 quando liderou o PPP (de Thaksin) à vitória nas primeiras eleições após o golpe de estado de 2006.

A "Cobra" está ligada ao imaginário popular em referência às cobras nos arrozais: "a cobra trai o agricultor mordendo-o de morte". Samak, na altura, comparou-se a si mesmo como um "agricultor" e Wattana com a "cobra".

A segunda vez que os democratas conseguiram virar o jogo e voltar a ser poder, tal como em 1997 sem serem o maior partido no parlamento, foi em 2008 quando a facção de Newin Chidchob (a nova cobra) saltou de bancada ajudando à formação do presente governo, hoje em dia abertamente dito por quase todos, inclusive por membros da presente coligação como o Chart Thai Pattana, que tal aconteceu por pressão dos militares.

A questão no próximo Domingo é saber se os Democratas vão para a sexta derrota consecutiva ou para a terceira formação de um governo sem serem o maior partido no parlamento já que todas as sondagens mostram de forma unânime esse sentido. A própria mudança de rumo da campanha dos Democratas, para uma posição de oposição, dá isso a entender.

Sem comentários: