segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Festejos Reais

Aproxima-se o 82º aniversário de Sua Majestade o Rei Bhumibol, no próximo dia 5 de Dezembro, e tendo em conta que está hospitalizado desde 18 de Setembro, muitos estavam ansiosos por saber se o muito amado monarca apareceria, como todos os anos faz, para grande gáudio da população.

Todos os anos o Rei preside ao desfile das forças militares, curiosamente chamado como na corte de Saint James, Trooping the Colour, que acontece no dia 2, falando aos soldados nessa ocasião. Posteriormente no dia 4 o Rei costuma falar ao país num discurso que é muito esperado e que serve sempre de guia através das suas palavras que são sempre repetidas e recordadas.

No ano passado o monarca falou ás tropas no dia 2 mas, pela primeira vez não compareceu no dia 4 tendo os dois filhos com direitos sucessórios, anunciado que o pai estava adoentado. Felizmente que tal não seria inteiramente verdade mas aconteceu que perante os acontecimentos preocupantes que estavam a fracturar a sociedade tailandesa era de todo aconselhável que o Rei se remetesse ao silêncio e não pudesse haver qualquer má interpretação das suas palavras por um ou outro dos campos.

O Rei está acima das lutas partidárias e é, como símbolo do país, o monarca de todos, o pai de todos, e por isso contribui, através do seu trabalho e das suas palavras, para a união e bem-estar dos tailandeses.

Atenta a saúde do monarca que o retém no hospital há mais de dois meses era altamente esperado o anúncio de saber-se se apareceria aos tailandeses nesta ocasião festiva.

A Secretário Privado de Sua Majestade acaba de anunciar, através de um comunicado à imprensa, que o “Trooping the Colour” foi cancelado e que o Rei não estará presente na tradicional audiência do dia 4 nem nas cerimónias religiosas do dia 6 e jantar aos dignitários do dia 8.

O Rei receberá os familiares, os membros do Gabinete e os parlamentares no dia 5 e decidiu que o Príncipe Maha Vajiralongkorn o representará nas restantes cerimónias oficiais.

Sem comentários: