domingo, 14 de junho de 2009

A(H1N1)

É assim que é denominado o vírus que causa a, anteriormente denominada, gripe dos porcos.

Só poderia ser daqueles que não se lavavam pois porcos nem um morreu. Rapidamente a Organização Mundial de Saúde deu-lhe o nome cientifico correcto desta conjugação H1N1 de tipo A.

Recentemente a OMS elevou o nível da situação para o máximo, 6, o que quer dizer estarmos perante uma pandemia de dimensões ainda não calculáveis.

A Tailândia como não pode deixar de ser não está imune e o número de casos que se verificaram até agora atingem os 106 obrigando ao encerramento de escolas devido ao facto de estar confirmada a transmissão entre humanos. Dois casos foram exemplares nessa qualificação. Numa discoteca em Pattya 21 pessoas foram contaminadas devido a um cliente da China-Taipé, que foi confirmado estar contaminado, aí ter estado a divertir-se. Também muna escola em Bangkok um aluno, recentemente regressado dos Estados Unidos testou positivo ao vírus e no dia seguinte 13 dos seus colegas estavam com sintomas de gripe que se confirmou mais tarde ser provocada pelo vírus A(H1N1).

Enquanto a OMS continua a dizer, neste preciso momento em que escrevo, no seu
site oficial que na Tailândia existem 8 casos confirmados, o Ministério da Saúde confirma os 106.

O Mundo tem aprendido, com o eclodir destes fenómenos nos anos recentes que o mais importante é a saúde das pessoas do que os interesses económicos e a Tailândia não tem medo de dar mais uma machadada no seu já tão debilitado sector do turismo, visto o que está em causa é as pessoas estarem bem conscientes da situação, conscientes dos cuidados que têm que tomar e fazer a sua vida normal seguindo as instruções dos serviços de saúde e prevenção.

Todos os dias os serviços responsáveis tailandeses informam sobre a situação e nada tem sido escondido do publico que vai fazendo a sua vida normal mas por certo tenta ser cauteloso em certas situações e tomar as medidas de higiene necessárias para enfrentar a pandemia.

Só assim é que se pode vencer estes inimigos ocultos que atacam as sociedades modernas sem que nós os convidemos a entrar na nossa casa.

Bom trabalho das autoridades e do Governo do país.

Educar e informar correctamente é uma das melhores formas de prevenção nestes casos.

Sem comentários: