quinta-feira, 17 de julho de 2008

Asanha Bucha


Hoje comemora-se a Lua Cheia do oitavo mês do calendário Lunar em Tailandês o Asanha Bucha Day ao que se segue amanhã outro feriado o Khao Pan-Sa e nos Templos realiza-se o Tak Bat Dok-Mai, distribuição de flores.

Por isso vão ser dois dias calmos mas na Tailândia, na política nada consegue ser calmo seja em que dia for.

Por isso tivemos boas (?) e más notícias. Também por vezes as notícias são boas para um campo e más para outro conforme o lado de que ela é recebida.

A boa, ainda que com um ponto de interrogação, visto não poder ser confirmada, é o facto de ter sido anunciado a trégua da violência nas três províncias do Sul do País. Dois militantes anunciaram ontem, numa mensagem televisionada nos canais 5 e 7, o início de tréguas na violência que tem assolado o Sul desde há uns anos e que já causou a morte a cerca de 3.500 pessoas.

Os próximos dias dirão se este aviso é sério e duradouro ou se se tratou somente de um golpe publicitário de contornos políticos duvidosos.

Do lado do Governo outra "boa" notícia foi a emissão de um mandato de captura contra Somkiat, um dos lideres do PAD por " lese majeste", uma das piores acusações no âmbito da guerra política.

Do outro lado agudizou-se o conflito com o Cambodja que reclama terem tropas Tailandesas entrado no seu território criando um clima de alta tensão na fronteira.

Por outro lado a Comissão Nacional de Eleições enviou para o Tribunal, para apreciação, o caso de o PM ter recebido honorários pelo seu programa culinário na TV o que contraria a lei. Samak referiu em tempos que nada recebia visto o dinheiro a que teria direito era entregue directamente a uma Obra de Caridade.

Mais um processo. Juiz na Tailândia não tem feriado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro,
Em verdade não "vasculho" o seu, meretíssímo, blogue que com ou sem oportunidade, se vai incidindo na política tailandesa. Mas de quando em quando navego nele.

Mau grado a sua atitude dado que na linguagem para quem é dirigida a política tai, ninguém está ao corrente dela.

Como sabe eu sou um veterano de 30 anos neste magnífico, reino, que me tem acolhido na paz dos anjos.

Não vou inumerar os políticos que conheci durante a minha permanência.

Tenho até o orgulho de ter fotografado o General Prem, a cantar, como ele sabe para Sua Majestade a Rainha Sirikit (que foi primeiro ministro oito anos) num serão de arte na Residência dos Embaixadores de Portugal.

Durante a minha estadia observei o desenvolvimento político deste Reino e, depois de tantos embates, sempre cresceu.

O sr. Samak é um político que eu admiro como lutador...

Foi "mayor" de Bangkok e fez bom trabalho.

É político "pau para toda a colher" e gosta de culinária e comer bem.

Mas dou-lhe um conselho de mudar de tom de "tópicos" lá por ser conselheiro político da Comissão da UE em Banguecoque.

Vários Governos da Tailândia se marimbaram paras críticas da União Europeia porque sabem que a Europa (arrogante e na sua mente civilizada) não vive sem a Tailândia e de outros países da Ásia.
Boas férias.

Unknown disse...

Não sou amigo de nenhum dos políticos da Tailândia. Conheço vários, e tenho variadas fontes de informação diárias que me permitem ter uma opinião independente sobre o que acontece. Respeito demasiado este país para ter partido ou posição e assim sempre será.

Anónimo disse...

Meu Caro Dr. Nuno Caldeira,
Continuação de boas férias; bons mergulhos e atenção às (embora essas sejam mais moderadas que as negras de Hua Hin) "alforrecas"!.Eu também tenho os meus (quotidianos) informadores, sem sair de casa: "Bangkok Post" e o "The Nation", mas como no "Quartel de Abrantes tudo como dantes", deixei de me enfronhar na política da Tailândia. Amigos políticos tenho um o sr. Amarin Koman (sobrinho do ex-ministro por mais de 20 anos e amigo de Portugal Dr. Thanaka Koman), que tem sido um acérrimo, inimigo,do Thaksin Shinawtra; envolveu-se num partido e ficou no caminho e vai falando, umas croniquetas, na rádio.
Bom tempo e melhor vento e um óptimo regresso.
Um raminho de flores (fresquinhas) de jasmins colhidas no meu jardim.
José Martins

P.S. Esquecia-me o amigalhaço Marcos está em Trás-os-Montes até fim do mês.