quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ano Negro


Acabam de vir a lume os números da actividade turistica na Tailândia e constata-se que o país regressou aos numeros de 1960. Exactamente 49 anos para trás é aquilo que a crise mundial, os desvarios da crise política no país e os desacatos provocados desde Maio do ano passado, agora acrescidos pelos números preocupantes da gripe A (H1N1) provocaram.

As receitas do turismo foram este ano cortadas em 210 mil milhões de bath ou seja 4,4 mil milhões de Euros e o número previsto de turistas a entrar no país cairá dos actuais 14,3 milhões para uns meros 11 milhões.

A ocupação dos aeroportos no início de Dezembro do ano passado teve uma profunda implicação nesta queda e quando havia algum sentimento de retoma possível os acontecimentos de Abril, quando a cimeira da ASEAN foi impedida de se realizar e houve manifestações violentas nas ruas, deram uma forte machadada nessa possível recuperação.

Agora há que esperar longo tempo para que a confiança no país seja renovada mas estas percas acabam sempre por demorar muito a recuperar visto outros países se aproveitarem para lançarem eles ofertas atractivas que perduram por muito tempo ou não seja assim o mecanismo da procura e da oferta.

Para agravar a já frágil situação, a propagação do surto de A (H1N1), que até ontem tinha feito 44 mortos e registado um numero de contaminados de cerca de meio milhão de pessoas, como hoje vinha a lume na comunicação social, referindo-se a pessoas que estão ou já estiveram infectadas pelo vírus, ainda piorou a situação.

O Governo que inicialmente trabalhou bem na questão do surto de gripe viu-se ultrapassado, como a maíoria dos outros pelo Mundo fora, e está a gerir a situação à vista tentando chegar ao momento em que a vacinação estiver disponível com o menor número possível de fatalidades.

Sem comentários: