domingo, 4 de abril de 2010

Prejuízos

Vi algures escrito que a acção dos vândalos vermelhos terá criado um prejuízo de 70 milhões de bath à economia do país. Por certo que o número não inclui o Porsche do jovem que se atirou contra os vermelhos pois senão só aí estariam 10 milões (200.000 Euros).

Fico peliz pois esse valor é somente 1% (um por cento) do que foi apurado pelo Banco da Tailândia aquando dos prejuízos causados pelos vândalos amarelos que encerraram os aeroportos. Isto sem levar em conta as compensações que o estado pagou, sem que isso fosse apregoado e conhecido do público, a várias companhias de aviação que interpuseram acções em tribunais internacionais e que o governo entendeu resolver sem ir a julgamento.

Este valor de 70 milhões é igualmente inferior ao que custou a recuperação do complexo da Government House, de acordo com o afirmado pelo Ministro das Finanças Korn, totalmente desfeitos os seus jardins e áreas comuns durante os 192 dias de ocupação selvagem pelo PAD.

Contudo o mais importante prejuízo é o que continua a ser causado ao país e à justiça que nele deveria prevalecer.

Prevarica-se, ofende-se, abusa-se e ninguém é acusado, ninguém é trazido perante a justiça e acusado. Isto vale para qualquer que seja a cor visto que a aplicação da justiça deverá ser cromáticamente cega.

Os vermelhos ontem foram intimidados pelas forças da ordem, para abandonar o local que ocupam. Foi-lhes dado um prazo. Ele continua a ser desreipeitado, e por todos incluíndo o Vice Primeiro Suthep que acaba de dar mais novo prazo e afirmar ir requerer uma injuncção judicial para os desalojar. Então ontem não bastava só dar a ordem de sair? O próprio PM disse, hoje aos microfones da televisão, que os manifestantes deveriam regressarem a Phan Fa, quando tudo já tinha sido dito ao ter sido dado um prazo para acatarem a lei.

Quem é que obedece a quem? Pergunta-se.

A mesma pergunta fez-se em 2008 quando os amarelos fazia as mesmas coisas e ninguém punha ordem nas suas acções e o país veio a cair no caos. Alguns afirmarão que lutavam para acabar com um regime corrupto. Então porque é que o regime actual fez a Tailândia baixar ainda mais no índice mundial da corrupção? Porque é que existem tantos casos que inclusivé já levaram a várias mexidas no governo?

Estes movimentos existem e actuam da forma que o fazem porque se sentem acima da lei se sentem protegidos por uma total inacção dos agentes aos quais compete fazer impôr a ordem e os preceitos legais.

Esse é o grande prejuízo. O resto são só zeros.

Sem comentários: