sábado, 10 de maio de 2008

Wan Pued Cha Mongkol


O Secretário Pernanente



Ontem foi, aqui na Tailândia, o Wan Pued Cha Mongkul, que não tem tradução mas é o dia que marca o inicio da plantação do arroz.

Muito mais do que isso este dia é um hino ao país agrícola que é a Tailândia.

Apesar de uma forte componente industrial na balança comercial do país, computadores, automóveis, aparelhos de ar condicionado como os principais produtos, a Tailândia é um país ainda predominantemente agrícola e onde a industria alimentar assume grande importañcia.

É um dos poucos países do Mundo auto sustentável no plano alimentar, excedentário na balança comercial nesse sector. É o maior exportador mundial de arroz, o maior exportador mundial de frangos ( cerca de 40% dos frangos que se comem na Europa provêm daqui ), de camarão e outros produtos alimentares.

A borracha é outro dos produtos no topo das exportações.

A cerimónia de ontem, que começa às 8.30 da manhã nos terrenos adjacentes ao Royal Palace (o templo do Buda Esmeralda ou Wat Phra Kaew) em Sanan Luang, foi presidida pelo Princepe Maha Vajiralongkorn, herdeiro aparente do trono.

O mestre de cerimónias é o Secretário Permanente do Ministério da Agricultura ( equivalente ao nosso Director-geral mas com mais poder ) e os astrólogos, baseados na escolha dos bois para a cerimónia e na carta astrológica do Secretário, prevêem um ano de abundância no Reino.

A cerimónia começa quando o rei ou o seu representante deita água na fronte do Secretário Permanente da Agricultura e o investe na qualidade de Lord of Ploughing. Não sei como traduzir correctamente a palavra. Significa a acção de arar, trabalhar a terra para que ela receba as sementes e produza.

Depois são trazidos bois, a tradição na agricultura de puxar os arados, e é lhes oferecido erva, arroz, milho, aveia e sesamo. Aquilo que os bois escolherem é o produto que se prevê que venha a ser abundante na próxima colheita.



Estas festividades são presenciadas por muitos milhares de pessoas, vindas de todos os cantos do país e que passam a noite em Sanan Luan só para conseguir um bom local de observação

A cerimónia termina com o reconhecimento público dos melhores agricultores do ano passado, daqueles que obtiveram as melhores colheitas e com os desejos de que a terra seja abençoada e traga fartura para a Tailândia.









quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dia da Europa

A vaca é a que está à esquerda na fotografia


Hoje celebra-se o Dia da Europa aqui em Bangkok e o evento foi marcado pela inauguração da exposição das Vacas Europeias semelhante àquilo que nós vimos em Lisboa em 2004.

Podem ver os detalhes de todo o evento no site da Delegação http://www.deltha.ec.europa.eu/ , apreciar todas as vacas e perceber o porquê da sua existência.

Entretanto deixo-os com a "nossa" vaca e com a vaca da Finlândia que eu achei muito engraçada.


A Exposição estará patente até ao dia 14 de Maio por isso não se aceitam desculpas para não a visitar. A Exposição estará patente no Shopping Emporium e no jardim Benjasiri Park que lhe fica adjacente.


O lider da Junta General Than Shew



Sem comentarios

Nargis


Cinco dias decorridos sobre a catástrofe que assolou Burma, o numero de mortos não para de aumentar e no ultimo relatório recebido de Yangoon, a antiga capital, já se fala em 100.000 mortos e 5.000.000 de desalojados.

Diz o Bangkok Post que uma coisa a Junta pode estar segura a partir deste momento.

Raiva. Raiva das populações que viram tudo ser destruído quando quer a Índia quer a Tailândia avisou os serviços metereologicos locais com 48 horas de antecedência, quando são as populações e os monges em particular que fazem as operações de limpeza dos destroços enquanto os soldados e policias nem são vistos, quando a fome aperta e a ajuda espera por questões burocráticas (fundamentalmente por medo de perder o controlo férreo sobre tudo e todos).

Não há ate ao momento conhecimento da morte de nenhum Europeu embora uma das zonas afectadas era uma estância balnear no sudoeste do pais. Contudo as informações dizem que os hotéis nessa área resistiram.

Este é o pior desastre natural desde o Tsunami de 26 de Dezembro de 2004 na região.

Ontem um avião das Nações Unidas foi autorizadado a partir para o território mas é muito pouco para as necessidades e para aquilo que está disponível. A Tailândia tem, devido a sua situação preveligiada de pais irmão membro da ASEAN e fronteiriço, sido aquele que consegue fazer chegar mais ajuda e mais rapidamente ao pais.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Exótica Tailândia

Como referi outro dia nesta terra tudo pode acontecer e a verdade é que acontece.

No dia 3 de Abril um tailandês, de nome Satien Kehnakutrang, casou-se com uma piton chamada Menina (Miss) Sittida. São 4 da tarde e garanto-vos que nao bebi nada ao almoço.

A cerimonia foi presenciada por 200 pessoas da aldeia. A noiva mede 3,5 metros e pesa 20 kilos. A noiva enrolava-se à volta do noivo e mostrava toda a sua afecção, segundo as noticias dos jornais.

Satien dobrou-se e beijou a noiva para grande satisfação dos presentes.

O noivo contou que depois de ter passado três anos no sul da Tailândia, regressou à sua terra natal, Udon Thani, no norte, e uma noite enquanto dormia sentiu algo de estranho junto de si. Acordou, e para seu espanto, era uma cobra ( utura mulher) que se enrolava à sua volta. Ficou aterrorizado mas nada fez até que ela fugiu.

Contou a historia a uma sua tia e ela disse-lhe que deveria ir para o Wat (templo ) Sawang Arom e ser monge pois os locais acreditavam que uma cobra era capaz de viver com as pessoas mas que isso poderia trazer má sorte.

Assim fez mas durante a sua estadia no Wat a piton vinha dormir com ele regularmente.


Mais tarde, já fora do Wat, e num dia em que andava nos arrozais à procura de comida, de novo a cobra apareceu e se enrolou à sua volta.

A tia realizou vários ritos com cinco velas pedindo desculpa e absolvição dos pecados cometidos. A cobra foi-se embora mas a historia repetiu-se por três vezes.

Foram ver uma vidente que lhes contou que a piton era a filha de Pra Yanakho, um senhor que tinha vivido em tempos na área do pântano de Chuan e que se chamava Pra Naga Sittida e que ele próprio, Sattien tinha sido um guarda do pai dela.

Eles tinham-se apaixonado mas quando o pai soube disso, matou o guarda e baniu a sua filha do palácio.. Ela então morreu de desgosto e a sua alma tem andado vagueando pelo mundo há 653 anos.

Como finalmente o encontrou ela insiste em ficar com ele.

Tal foi o suficiente para que Satien se decidisse a casar com a piton oferecendo um dote de 700.050 satang (cerca de 150 Euros) e pago 609 bath pelos anéis.



Depois do casamento as pessoas da aldeia levaram os noivos para o pântano, numa procissão de alegria onde ficaram durante seis dias (que rica lua de mel) até regressarem a casa do noivo.

Até parece que o nosso amigo Satien não é totalmente louco só crédulo de historias que abundam nas zonas rurais por esse mundo fora e fazem as pessoas acreditar no mais inacreditável.

Só falta agora o script para um filme a realizar em Ho ou Bo - lliwood.

Nargis


Manhã em Bagan


Infelizmente a rádio oficial em Burma anunciou já a existência de 22.000 mortos. Quando esse numero e anunciado pela rádio oficial de um regime que tudo esconde e onde não existe transparência alguma, fica nos sempre a sensação de que esse numero poderá ser o dobro ou mesmo ainda pior.

Para além disso mais de um milhão de pessoas está deslocada, sem abrigo, sanitação comida ou apoio médico.

Apesar das difíceis relações que o mundo em geral tem com a ditadura Birmanesa, a ajuda foi de imediato desencadeada pela comunidade internacional nomeadamente como referi ontem a EU, como o principal doador, a Tailândia, Singapura, Japão, Korea, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.




Mais uma vez se estranha, ou talvez não, o silêncio da China e também da Índia países, que não só fazem fronteira com Burma, como são dos mais importantes suportes do regime.

Cinco estados, principalmente no delta do Yrrawaddy, estão completamente devastados e praticamente foram apagados do mapa pelo ciclone e pela maré que se seguiu.

As imagens captadas de satélites mostram que cerca de 5% do país ficou completamente arrasado pelo temporal. Esta zona é também onde se encontra a principal parte da produção de arroz em Burma, tendo os arrozais desaparecido por completo.

Um dos aspectos a realçar neste contexto é o facto de a ASEAN ( a Associação dos Estados do Sudoeste Asiático ) de que Burma faz parte, ter mostrado mais uma vez a dificuldade que ainda tem em funcionar como um bloco ao contrario da União Europeia. A ASEAN, já com cerca de 42 anos ainda está longe de conseguir funcionar como um bloco e poder responder com satisfação ás necessidades dos seus estados membros.

Este ano já participei em dois encontros, do sector militar da ASEAN, onde o tema principal era precisamente a cooperação nas acções de emergência na região.

Estão numa fase de criar mecanismos de funcionamento bem necessários numa zona do globo onde os desastres naturais acontecem com alguma frequência ( tsunami de 2004, terramotos na Indonésia e Filipinas, tufões nas Filipinas, fogos florestais intensos na Indonésia, etc ).

O que infelizmente tem de ser acrescentado é que a Junta que controla ( queria dizer governa mas acho que isso é trair o povo de Burma ) o país, nao atende ao pedido da comunidade internacional para simplificar o sistema de vistos e a ajuda, impedida de avançar pela burocracia, como seria de desejar, está disponivel mas não chega ás populações carenciadas. Em simultaneo os jornalistas estrangeiros são impedidos de cobrir o acontecido e já foi expulsou um jornalista da BBC.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Burma - Nargis e a dor de cabeça diplomática.


O ciclone Nargis acompanhado de uma forte e alta maré no delta do Irrawaddy, um dos maiores da Ásia, deixou Burma/Myanmar em estado de grande devastação.

Apesar das normais dificuldades nas comunicações, agora grandemente afectadas pela destruição causada os relatórios vão saindo a pouco e pouco do pais dando a conhecer ao Mundo a dimensão do desastre do passado Domingo.

Várias cidades costeiras ficaram totalmente destruídas, de acordo com o porta-voz da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Michael Annear. A ajuda está lenta por causa dos problemas de mobilidade causados pela devastação e pelo grande numero de escombros que impedem o acesso as zonas afectadas.

No inicio pensava-se que as vitimas seriam somente algumas centenas mas quando se conseguiu ter acesso a informações sobre a situação no delta esse numero subiu para milhares falando-se actualmente entre 10 a 15 mil mortos

Ainda na semana pasado quer a UE quer os USA reafirmaram a imposição de sanções ao regime de Burma pela constante e continuada violação dos direitos humanos no pais.

A dramática necessidade de ajuda humanitária coloca sempre o problema de fazer chegar essa ajuda a quém a necessita, e não à clique militar no poder, sem que isso por outro lado seja visto como um relaxamento na condenação que o mundo ( infelizmente não todo ) faz da situação que se vive naquele pais.

Neste contexto o papel da China é mais uma vez ambiguo. Nada foi dito até ao momento por Pequim o principal suporte do regime do General Tan Shwe.

No próximo dia 10 de Maio está previsto o referendo sobre a nova Constituição, que todo o mundo vê como uma forma de cimentar o poder militar instituido. A população foi instruída que no dia 10 se faltarem ao trabalho para votar o dia será descontado no salário ( dos mais magros do mundo ) mas se optarem, por votar antes e SIM esse desconto não será efectuado. Grande lição de democracia.

Contudo na presente situação não se sabe ainda se o referendo irá ser adiado ou não.

Não queremos democracia, agora só queremos água - afirmou um homem com idade por volta de 30 anos na fila do poço de um vizinho em Yangun, capital económica do país.

Como se vê a situação é por demasiado importante para neste momento se olhar para o lado.

A UE disponibilizou imediatamente 2 milhões de Euros em ajuda humanitária de urgência a ser fornecida através da Cruz Vermelha, NGOs Europeias e Nações Unidas. O Comissario Louis Michel, e a Comissão não olhou para o Governo mas para o povo de Burma e assim liderou, outra vez, na disponibilização de ajuda quando e onde ela é necesssária no mundo.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Cidade dos Anjos

Ontem prometi falar de Krung Thep Maha Nakon, a Grande Cidade dos Anjos, como os tailandeses chman a Bangkok.

Alíás o nome verdadeiro desta cidade é o nome de uma cidade capital mais comprido do mundo.

Krungthep mahanakhon amon ratanakosin mahintara ayuthaya mahadilok popnopparat ratchathani burirom udomratchaniwet mahasathan amonpiman avatansathit sakkathattiya witsanukamprasit

Isto numa versão ocidentalizada. O nome Bangkok foi dado por estrangeiros e significa Bang ( suburbio ) Makok ( azeitonas ). Nessa altura havia nesta região bastantes árvores que os tailandeses chaman as Thai Olives semelhantes às nossas figueiras e que na realidade nada têm a ver com as oliveiras nem podem produzir azeite. Aliás o azeite não faz parte da dieta aliemntar tailandesa embora se veja um crescendo de oferta desse produto ,que nos é tão caro, nos supermercados. Infelizmente todo ele de outros países mediterrânicos que não Portugal.

Bangkok é a quarta capital da Tailândia ( Sião ) sendo as anteriores capitais. Sukhothai, no norte do país, Ayuthaya, no centro onde os portugueses chegaram em 1511, Tonburi, mesmo na outra margem do Chao Praya, o rio dos reis que banha Bangkok, e esta, a presente, fundada pelo Rei Rama I.

O Rei Rama I foi o fundador da actual dinastia ( Chakri ) e o actual Rei é o Rama IX. Embora tenha só cerca de 200 anos esta dinastia já conta com nove Reis visto alguns como Rama VIII ter reinado por muito pouco tempo.

Bangkok é uma verdadeira metropole do mundo. Aconselho a ver este link de um blogue feito por um brasileiro com fotografias muito boas sobre a cidade.

Muitos em Portugal têm uma visão de que Bangkok é uma cidade caótica, com muitos problemas, muita pobreza, enfim o terceiro mundo. Nada de mais errado. O trânsito não é fácil, é verdade, mas uma cidade com , talvez cerca de 13 milhões de pessoas, com um crescimento explosivo, não pode ser fácil de organizar. Contudo é raro ver um acidente nas ruas, coisa que não acontece por exemplo em Lisboa.

Pobreza, claro que existe, mas comparado com Nova York ultrapassa esta última largamente. Como a Tailândia é um país com autosuficiência alimentar, apesar da crise actual no mundo, há sempre algo que comer à mão. Por outro lado ninguêm come nada sem partilhar com o próximo e a mesa está sempre posta mesmo nas famílias mais pobres. Aliás a forma tradicional de comer na Tailândia é a de colocar a comida no meio da mesa de modo a que todos a partilhem. Não há doses individuais e ninguém escolhe uma coisa para si únicamente. Todos têm o seu prato com arroz e vão tirando pequenos pedaçõs de comida daquilo que é oferecido no centro da mesa. Outra coisa as pessoas servem-se com os mesmos, colher e garfo, que usam para comer. Hábitos que uma vida muito comunitária cria.

Engraçado é que não há nunca facas, não só porque a comida é toda em pequenos pedaços mas também proque os tailandeses têm, por norma, medo das facas.è um povvo tradicionalmente pacífico e o uso da força é algo raro aqui. A não confrontação ~´e a norma.

Voltando a Krung Thep, hoje em dia é uma cidade do mundo com uma vida mais agitada do que por certo qualquer capital europeia. Fala-se muito de Nova York mas penso que Bangkok é que é a verdadeira cidade que nunca se deita. Durante a noite não há grande diferença para quilo que se passa durante o dia. Só os escritórios e os Centros Comercaias estão fechados. De resto a azáfama, o trânsito, as inúmeras lojas abertas faz parecer que são 9 ou 10 da noite. Há uma cadeia de supermercados aberta, restaurantes abertos são às centenas, a Boots, O McDonalds, os Seven/Eleven, os KFC, os Burger Kings, os Starbucks, os mercados, eu sei lá uma enormidade de coisas estão em aberto 24 sobre 24 horas e isso porque há público.

Não se pense que os bankokianos andam sempre em festa. O que acontece é que há centenas de milhares que acordam às 4 , às 5 ou 6 da manhã ( normal - trabalha-se cedo) e outras centenas de milhares que se deitam ás 3, às 4 ou 5 da manhã. Embora os bares, discotecas, clubes. etc fechem às 2 ( quando não pagam à polícia para se manterem abertos - facto que está mais difícil com este governo ), mas depois disso todos os clientes, os funcionários vão comer. Comer é quase que um dos desportos nacionais. Os tailandeses não têm hora para comer. É quando têm fome e como não comem muito de cada vez são capazes de comer seis vezes por dia ou mais naturalmente.


Krung Thep, os tailandeses quando falam entre eles sempre se referem à cidade por este nome, é uma cidade modernizada ( podem ver algumas fotografias em artigos anteriores ) onde se encontra ,excepto no plano cultural do melhor que um europeu refinado pode aspirar.

Culturalmente, apesar dos esforços feitos nos últimos anos ainda o trbalho vai a meio mas todos os anos há um festival anual de musica e dança com bastante qualidade e existem por toda a cidade ,um conjunto de iniciativas e actividades, onde destaco o trabalho feito por Khun ( título de Senhor/a ) Patravadi, uma antiga artista de teatro que tem a própria escola e apresenta sempre espéctaculos de grande qualidade.


Master Mhanope no Teatro Patravadi


Contudo não faltam livrarias de grande qualidade mas por contraste poucas galerias de arte onde artistas não tailandeses têm muito pouca aceitação. Disseram-me uma vez que era mais fácil vender um Picasso do que um De Koening ( só para citar um dos meus preferidos ) por que o Picasso toda a gente sabia que tinha custado muito caro. Agora o outro podia ser muito bom mas só se viesse com a etiqueta do preço é que poderia ser aceita para se mostrar o seu "valor".

País onde a riqueza está nas mãos, quase que totalemente, de uma burguesia urbana recente.

A Tailândia é um país onde a aristrocacia rural tem muito poder mas não o poder económico. Poder político, poder que a respeitabilidade aqui dá mas estão longe de ser os compradores dos muitos Ferraris e outros que se vendem neste país.

Por hoje termino até porque estou com imensos problemas na net e está a ser dificil concluir este escrito



domingo, 4 de maio de 2008

Domingo

Todos os Domingos temos o direito a ser um bocado perguiçosos e por isso pouco vou acrescentar hoje.

Prometo amanhã, que por acaso é feriado - ou seja outro Domingo - escrever sobre a cidade dos anjos, assim se chama Bangkok em tailandês.

Entretanto deixo-os com algumas fotos do topo do meu condomínio, numa outra prespectiva do skyline de Bangkok, embora de um 14 andar o que é muito baixo para o padrão local.