sábado, 30 de agosto de 2008

O Poder está na Rua

Na realidade o Poder está na rua com os manifestantes inclusive a instalarem-se, com caracter de definitivo, nos jardins de Government House e com a Polícia sem lhes dar luta calma e ssosegada a tomar só um papel de vigilância passiva.

Samak encontro-se com o Rei mas aparentemente nada aconteceu pois regressou a Bangkok para estar presente na cerimónia, presidida pelo Príncipe Real, marcando o início das comemorações das festividades que vão ligar o Dia da Mãe, aniversário da Rainha, com o Dia do Pai, aniversário do Rei, a 5 de Dezembro, mostrando-se bem disposto e como se nada se tivesse passado. O seu assessor militar, Gen Ruangroj, antigo Comandante Supremo veio dizer que os militares estão com Samak.

Conclusão, "tudo como dantes quartel general em Abrantes" como no século XIX se começou a dizer em Portugal.

Esta manhã dizia uma das televisões. estamos no fim de semana e o momento é para relaxar e aproveitar o bom tempo.

A Tailândia é assim :


O Poder está na rua mas as ruas
estão assim calmas e sossegadas
como em qualquer Sábado

( foto tirada sábado às 16.30 em
Silom Rd )

30 Agosto


Só uma nota rápida para informar que a situação parece completamente fora de controlo após os ataques e acções conduzidas ontem a partir do meio da tarde pelo PAD e pela retirada, forçada pelos militares ,das forças da Polícia.

Os aeroportos de Hat Yai, Phuket e Krabi foram invadidos e vandalizados por multidões fora do controlo, o comando da Polícia Metropolitana de Bnagkok também foi alvo de uma tentativa de invasão com prejuízos enormes causados em grande quantidade de carros e equipamentos da Polícia, voltaram a ser bloqueadas estradas e acessos em Bangkok, o PAD reconquistou as suas posições em Mhakkawan Bridge e de alguma forma controlam a situação passeando-se impunemente pelas zonas da cidade que controlam.

Os militares pressionam Samak para se demitir e este está neste momento a caminho de ser recebido em audiência pelo Rei em Hua Hin, supondo-se que para apresentar a sua demissão.

Os Partidos da coligação convocaram uma sessão de emergência para esta manhã no Parlamento para discutir e encontrar uma saída para a situação. A cerimónia que o Principe Vajilalongkorn deveria presidir em honra dos Reis não é falada e pensa-se que não tomará já lugar.

Os turistas que estavam em Phuket e se viram envolvidos no ataque ao aeroporto e deveriam viajar ontem, acabaram por ser transportados para Bangkok em vôos especiais. Entretanto os aeroportos foram reabertos mas existem alguns estragos especialmente em Phuket.

Parece que o controlo da situação está fundamentalmente na mão do General Anupong Pojinda, o Chefe do Estado Maior do Exército, no fundo o homem que tem as armas. Anupong é contudo bastante moderado e disciplinado pelo que o Comandante Supremo, o General Boonsang Niampradit ,deverá ter uma palavra a dizer. Quem está a sair fortemente "ferida" desta evolução é a Polícia que foi obrigada pelos militares a recuar mas não viu da parte destes nenhum gesto de simpatia ou protecção.

É claro que o que precede neste momento não é o cumprimento da lei e a própria decisão do Tribunal Civil de revogar a sentença que condenava o PAD a sair da Government House é vista como a vitória da "não lei".

As próximas horas irão por certo mostrar o caminho sabendo-se que quase de certeza Samak irá sair de cena. Para agora deixa-se aqui esta curta nota

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Última Hora


A Polícia começou a sua investida contra os manifestantes, utilizando gás lacrimogénio, e para já consegui recuperar parte da Government House dispersando os manifestantes que encontrou pelo caminho sem fazer prisões.

Entretanto em Makkhawan Rangsan Bridge, em frente ás Nações Unidas, onde os manifestantes tinham montado os seu "centro" desde 25 de Maio, o palco e todas as tendas foram destruídas pelas forças policiais que clamam ter encontrado muitas armas, tipo bastões, tacos de golfe e baseball, bem como correntes de ferro e droga.

O numero muito superior das forças da Polícia e o cansaço dos manifestantes está a facilitar a operação.

Contudo a situação ainda é confusa e declarações feitas esta manha como a do antigo General Pallop de que se o "seu amigo" Chamlom fosse preso ele tomaria o seu lugar e que sangue poderia ser vertido como em 1992 , não ajudam nada a pacificar.

Até ao momento a Polícia não consegui chegar junto dos lideres que estão sendo procurados na sequência dos mandados de captura.

Entretanto os lideres chamaram as suas forças para se reagruparem e lutarem tendo sido distribuídas mascaras de gás aos manifestantes.

As manifestações alastram um pouco pelo país como a paragem dos comboios, o controlo dos aeroportos de Hat Yai e de Phuket, e o reagrupamento das forças do PAD, na sequência dos apelos da ASTV (estação de TV por cabo do PAD, entretanto retirado do ar) na Royal Plaza, atacando a Policia e tentando retomar anteriores posições. O Sindicato das Empresas Estatais apelou entretanto a uma paralisação geral.

Senadores e o lidere do Partido Democrata visitaram o local onde há confrontações e solicitaram à Polícia o não uso de força e a permissão para deixar que ambulâncias possam ir recolher os feridos ligeiros existentes.

Os militares só deram um sinal mas que pode ser importante. O Chief Adviser do Comandante Supremo deslocou-se ao Comando da Policia solicitando a retirada dessa força da Government House. Efectivamente 30 minutos depois isso aconteceu.

Entretanto o PM está reunido de urgência com as chefias militares.

Bangkok


Um dos encantos desta cidade, a Cidade dos Anjos, é a sua diversidade pois temos ao mesmo tempo uma luta pelo poder, com escaramuças à mistura, e um acalma como a vista do minha janela, um transito, já famoso em todo o mundo, e alguns dos mais sossegados lugares que uma cidade pode ter propícios à meditação.

Os contrastes, as cores, os cheiros, os movimentos fazem de Bangkok uma cidade a nunca esquecer e uma cidade a sempre revisitar.

Dizia-me há dias um colega meu que termina funções e vai ser colocado num país do subcontinente asiático, que o problema quando se vem para Bangkok não é a adaptação mas o ter de deixar o país ao fim dos quatro anos de posto.

Isso e muitas mais coisas que nunca caberão num simples escrito fazem com que a Revista Travel+Leisure tenha colocado Bangkok no primeiro lugar das "Best Cities in the World".

Sempre é bom para descansar um pouco da azáfama que os confrontos PAD vs Governo nos tem causado nos últimos dias.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

29 de Agosto



A situaçao mantém se complexa com a Government House ocupada, os lideres do PAD "procurados" pela Justiça após os mandados de captura emitidos, os manifestantes mandados dispersar por ordem do Tribunal, mas todos continuam unidos e "blindados" nos jardins do Palácio.

Os mandados de captura são baseados em quatro ofensas criminais, uma das quais a constante do artº 113 do Código Penal, traição, é punida com prisão perpétua ou pena de morte.

Segundo notícias os Guardas do PAD estão e impedir as pessoas de abandonar o local, e desproteger os seus lideres. Chamlong afirmou que outros manifestantes vinham do interior do pais e que "se sairmos de Government House perdemos".

Entretanto mais de 1.000 Polícias de Choque estão aquartelados na vizinhança tendo começado por oferecer transporte gratuito a todos os que querem abandonar. Contudo o Comandante da Polícia continua a afirmar que os seus homens sabem como lidar com os manifestantes e usará um "tender approach" para o caso. Igualmente ontem à noite o PM Samak numa mensagem para a Polícia , solicitou não ser usada a força contra os manifestantes. Samak sempre acusado pela sua rude linguagem e modos, actua neste momento como a "pomba da Paz" ou o "cordeiro da conciliação". Como se pela imagem também em tempo de guerra à paz.

O sentimento geral nos vários meios de comunicação social em Inglesa e Tailandesa, é de condenação das opções do PAD e de apelo a uma solução pacífica negociada.

Há quem inclusive preveja a possível intervenção do Rei como tábua de salvação para o conflito não explodir.

Há contudo um aspecto a entender. O PAD não pode, sob pena de "encerrar" sair de cena sem uma vitória qualquer, por pequena que seja. Na Ásia uma das piores coisas e que por vezes atrapalha bastante nas negociações com ocidentais, é a necessidade de não se perder a face. O PAD não irá desarmar até que algo aconteça que possam clamar como uma vitória. Já sabem que perderam aos olhos do público, a sondagem de ontem é concludente, por isso não podem perder aos olhos dos seus apoiantes. Uma vitória ou um (s) mártires parecem ser agora o objectivo. Ainda à pouco Sondhi, declarava aos microfones que desobediencia á lei não é ilegal!. Brilhante tirada de grande valor democrático. Veja-se lá se Thkasin descobre esta!.

Entretanto o Governo tinha marcado para o próximo Sábado, precisamente na Government House, uma cerimónia presidida pelo Príncipe Maha Vajiralongkorn em honra de Suas Majestades o Rei e a Rainha que teve de transferir para Suan Amporn Auditorium, uma situação que por certo não será apreciada no Palácio, visto tirar grande parte do brilho que teria se realizada como previsto.

Entretanto aconselho vivamente a leitura deste artigo do Mestre Miguel Castelo Branco com elementos sobre a história recente da Tailândia que ajudam, e muito, a compreender o que se passa hoje em dia.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Navegando no Mundo dos Blogs


Ontem, o dia em que o PAD, fez aquilo que para muitos analistas internacionais, foi uma tentativa de Golpe de Estado, com a tomada de uma estação de televisão de onde pudesse fazer ouvir a sua voz, o bloqueio das estradas de acesso á capital, para prevenir avanços contrários e a posterior ocupação de vários Ministérios, descobri esta pérola de humor num blog que se dedica a criar ficção de uma forma corajosa e inteligente.

O facto é que várias pessoas, eu incluído, ao início pensaram que o que ali estava escrito era verdade pois entre a confusão sobre os avanços do PAD e a incerteza das fontes de informação tudo parecia poder ser credível, mas a peça só por si é de uma criatividade sublime.

Já agora e para quem, como eu, tem procurado conhecer qual é a proposta do PAD para a Tailândia, aqui fica um "válido" contributo.

Num momento de alguma tensão o bom humor tem sempre lugar. Não deixem de ver os links.

O dia seguinte


Ontem o dia acabou com uma conferencia de imprensa do PM Samak para os jornalistas estrangeiros, que ele conduziu de forma muito positiva clamando que estava no poder por ter sido eleito por uma larga maioria, que não estava ali para preparar o caminho para ninguém (leia-se Thaksin), mas para dirigir o país, que contava levar o seu mandato até ao fim. Depois falou da necessidade de rever a Constituição, apontando as dificuldades que o Governo tem em funcionar devido ao artº 190 que, e na sequência da decisão sobre o caso do ex MNE Noppadon, impõem que quase todas as decisões tenham de passar pela Assembleia, e em relação à disposição que impõe a dissolução dos Partidos políticos devida a uma irregularidade cometida por um executivo ao que seria se tal fosse aplicado ás grandes corporações no Mundo.

Terminou dizendo que o PAD o que pretendia era a intervenção dos militares que provocasse um banho de sangue mas que estes, e referiu-se "ao dono da casa" visto estar a falar do Comando Supremo das Forças Armadas, estavam determinados a não se deixar levar por esse caminho.

Ao mesmo tempo a Polícia tentava dialogar com os manifestantes que sitiam a Government House sem resultados palpaveis. Por volta das 3.10 da manha a Policia consegui tomar posições aí e do confronto resultaram 6 feridos com pequenas escoriações.

Até ao momento, 10.40 nada mais há assinalar a não ser a tentativa por parte de académicos de chamar por uma mediação entre as duas partes mas ao mesmo tempo reconhecendo tal como uma missão quase impossível visto ser bem conhecido a inflexibilidade do pedido do PAD: SAMAK OUT.

Por outro lado o PM "anda com a casa ás costas" e assentou arraiais no Comando Supremo e/ou outros Edifícios Governamentais que não estão bloqueados.

Continuam detidos os 82 presos na sequência do assalto à NBT e a Policia anda a investigar ao detalhe os acontecimentos na Estação.

Começam contudo a ouvir-se muitas vozes que clamam que o PAD foi longe demais nos seus intentos, talvez vendo a forma ordenada e protectora dos cidadãos com que o Governo actuou ontem. Uma sondagem feita após os acontecimentos de ontem revela que 70% dos inquiridos condena os acontecimentos de ontem.

World Paddle Championships


Sucumbir na praia e não morrer como já ouvi foi o que aconteceu à nossa Selecção. Ontem não consegui bater o México embora tenha perdido como se diz "nos descontos". Acontece que as Mexicanas tem três Campeonatos do Mundo "nas raquetas" e as nossas estão a experimentar estas emoções pela primeira vez.

Nada se consegue sem experiência, sem aprendizagem.

Mas não morreram. Agora irão disputar um lugar entre o 5º e o 8º a partir de amanha visto que hoje é dia de descansar as pernas e a cabeça.

Boa sorte

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ainda hoje


Apesar de tudo parecer muito calmo no CBD (Central, Commercial District) a confusão é grande em Bangkok e é esperada a qualquer momento uma mensagem televisiva do primeiro Ministro.

As entradas de Bangkok estão controladas pelo PAD que diz ter 300.000 homens na rua o que é desmentido pela Polícia.

Manifestantes entraram na Government House, ainda que se tenham mantido nos jardins, com a desculpa de que estava muito calor lá fora e queria repousar-se na relva. Essa entrada, que foi à força com a destruição de algumas barreiras foi liderada por outro dos frentistas o ex Governador de Bangkok ,Major General (R) Chamlong Srimuang.

É reportado que o PAD tomou conta de vários pontos vitais dentro da cidade. O PPP já anunciou que se até ao fim do dia o Governo não for capaz de controlar a situação irão organizar eles próprios movimentos de forma a contrariar as investidas do PAD.



Entretanto de acordo com outra fonte a Polícia emitiu mandados de captura contra os cinco lideres do PAD. À esquerda Shodi, com os PAD Guards e à direita Chamlong.


Como prometido o PM falou ao pais, e solicitou à Polícia para "limpar" as ruas dos protestos de forma a que a cidade e o pais possam voltar a funcionar. Disse que não podia tolerar mais os cinco lideres que equiparou a um "street gang". Contudo não declarou, ainda, e coloco esta ressalva da minha parte pois penso que será o próximo passo, o Estado de Emergência, que reputo necessário para levar a cargo esse regresso à normalidade.

Até quando vão manter o sangue frio que é necessário nestas circunstancias?

Logo se verá.

Acompanhamento da situação

Irei tentar acompanhar a situação do que se passa em Bangkok através de inserções que modificarei com o decorrer dos acontecimentos.

O PAD avançou sobre a capital e desde as 3.10 da manha que tentaram conquistar a estação televisiva NBT (National Broadcast Television), o que veio a acontecer por volta das 8 da manha, quebrando as barreiras entretanto montadas pela Polícia e invadindo a estação onde para além de terem cortado a electricidade se dedicaram a percorrer todo o seu interior. Não é conhecido se foi vandalisado o material existente ou não. Durante o primeiro assalto a Polícia conseguiu prender cerca de 80 manifestantes. Alguns tinham na sua posse armas de fogo e armas brancas.

Entretanto o majestático líder do PAD Sondhi Limthongkul, ele próprio um homem dos media mas que por certo se esquece do código de conduta que deveria seguir, anunciou que a NBT estava calada.

Na realidade a estação calou-se mas passou a transmitir de um estúdio móvel até ao momento. Entretanto foram colocados à disposição dos manifestantes, autocarros, quem pagará(?), para se dirigirem para os Ministérios das Finanças e dos Transportes. Desconhece-se o objectivo.

Continua a especular-se que o destino final para aquilo que o PAD apregoou " Ou eles ou nós" será a Government House.

Os manifestantes encontra-se neste momento, 11.45 da manha, hora local, em frente aos Ministérios dos Transportes e Agricultura sem contudo tentarem nenhuma invasão. Por outro lado a estrada que liga Bangkok ao Sudeste do pais esta bloqueada por milhares de manifestantes aparentemente sem nenhuma razão. O Comissario Geral da Policia, General Patcharawat Wongsuwan, disse à população para estar calma pois a Policia tinha meios para controlar a situação enquanto o Comandante Supremo, General Boonsang Niampradit, veio dizer que não se justifica, a declaração do estado de emergência e que a Policia pode controlar a situação sem necessidade da intervenção dos militares.

Continuaremos a seguir o desenrolar dos acontecimentos.

Mundial de Paddel


Ontem o dia já não correu tão bem para as cores Portuguesas pois todos os intervenientes perderam.

Quer no quadro Masculino como no Feminino jogou'se contra o Brasil, terceira potencia Mundial do Paddle e os resultados, apesar da derrota mostraram que o Paddle em Portugal está a progredir o que é o principal objectivo neste momento.

Agora os próximos jogos no Round Robin serão decisivos pois poderão colocar Portugal ou na disputa dos primeiro quatro lugares ou no quinto ou seguintes.

Uma novidade para a nossa Selecção é o facto dos jogos outdoor se disputarem a uma altitude acima dos mil metros o que provoca problemas de respiração a que não estão habituados.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

PAD vs Governo

O People's Alliance for Democracy, ameaçam para amanhâ, a partir das 7 da manhâ, uma manifestação que deitará o Governo abaixo. Pensa-se que mobilizaram pessoas de todo o país para se manifestarem, presume-se, em frente á Presidência do Governo - Government House - e dizem que vai ser desta que Samak Sundaravej vai cair. A legislação na Tailândia não prevê o pré-aviso de manifestação e portanto amanhã coloca-se um grave problema que é não se saber, com clareza, onde a manifestação se vai realizar o que coloca problemas graves de segurança, quer para os manifestantes quer para os outros cidadãos. A polícia não sabe onde montar os sistemas de segurança necessários. E este agrupamento chama-se PAD onde o D pretende ser democracia. Acontece que nunca lutaram no campo democrático pois recusam a constituir-se como Partido. Preferem a luta de rua.

Numa conferência de imprensa no Sudoeste da Tailândia o grupo local do PAD, anunciou que levaria 100.000 pessoas para Bangkok amanhâ e outros muitos virão de outros pontos do país. Não há notícias de que grupos opositores, estejam a preparar qualquer contra ofensiva. Amanhâ é também o 88 aniversario do General Prem Tisunalonda, Presidente do Conselho Privado do Rei e tido por ser a mão invisível no combate a Thanksin. Coincidencia ou não, Prem, que todos os anos abre a sua casa para receber cumprimentos decidiu, ainda a semana passada portanto antes do anúncio da manifestação de 26, não o fazer nesta altura pois não queria ser visto a apoiar nenhuma das facções em luta actualmente. Esses dias em que a sua casa fica aberta são sempre motivo de especulação acerca dos que lá vão e dos que não vão.

O Partido Democrata, o único na oposição, já veio dizer que Samak não vai cair por causa de manifestações, numa, aparente. tentativa de se desassociar da iniciativa que alguns pensam poder vir a ser, desta vez, violenta.


Samak, a quem não se conhece medo, já disse que iria trabalhar em Government House e aconselhou os manifestantes a se comportarem dentro dos limites da lei.

O desafio esta lançado. Amanhâ se saberá mais.



Beijing 2008


Terminaram os Jogos da XXIX Olímpiada com uma despedida espectacular onde os Chineses mostraram para o Mundo que não são aquele país atrasado e primitivo que muitos ainda pensam. Foi uma mostra para o futuro com a mente posta na esperança de One World One Dream, um tema perfeito para estas Olímpiadas.

Apesar de todas as manifestações contra, tudo correu dentro do maior espírito de confraternização que seria possível, mostrando a China ao Mundo que está transformada num país acolhedor, simpático e capaz de ombrear com a demais nações.

Claro que há violações dos Direitos do Homem na China, claro que há censura na comunicação social, claro que o sistema tem gente corrupta, claro que existem falhas no funcionamento do sistema político, mas quem as não tem. Quem não tem o seu Guantanamo, quem não se coíbe de invadir países, quem não hesita em controlar a comunicação social quando ela não lhe é favorável, quem não resiste a uma boa oferta debaixo do mesa para fazer avançar um projecto, etc, etc.

Custa-me ver os críticos permanentes da China esquecerem, as Américas, a Europa, e outros deste planeta só porque no fim de contas tem visões curtas e medo, medo de virem a ser suplantados num futuro muito próximo. Por certo ainda lembranças de quando eram imperialistas e colonialistas.

Na Tailândia grande festa no Sábado com a conquista de uma medalha de Ouro e outra de Prata no boxe elevando o total de medalhas para 2 de Ouro e 2 de Prata.


Nas manifestações quem nunca é esquecido é o Rei Rama IX, o actual monarca, e a Rainha Sirikit, pois as suas fotografias são sempre levantadas bem altas pelos vencedores. Tradições e costumes que no fim só mostram o grande respeito e devoção que o povo tem para com a Monarquia.

Vivam as XXIX Olímpiadas. Agora vamos par Londres 2012

Paddle


Só uma pequena nota para informar que no World Paddle Championship as equipas de Portugal começaram bem com uma vitória por 2-1 da equipa feminina contra o Reino Unido, e com as equipas de homens a ganharem os seus jogos no Open passando à segunda ronda. Apesar de terem chegado a menos de 24 horas de competirem, conseguiram superar o esforço e o jet lag da viagem e avançar no Campeonato.

Para começo nada mau.