sábado, 17 de maio de 2008

Hoje é Sabado

Não estou a falar do lindíssimo poema/canção do Vinicius de Moraes mas do facto de hoje ser sabado.

Sabado dia do descanso não só para os judeus - o Sabbath - mas para muita gente, eu incluído.

Por isso hoje dediquei-me à leitura e ao remanso.

Aconselho a leitura deste interessante livro de Maria Filomena Mónica editado pela Aletheia.


Não é uma biografia, aliás a autora confessa ao início a sua ignorância sobre " este génio da literatura portuguesa", mas um guia sobre a obra de um dos maiores poetas da nossa lìngua talvez não tão conhecido de nós como seria desejável.

Boa leitura

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Visakha Puja


Na próxima Segunda-feira, dia de lua cheia do sexto mês do calendário lunar, celebra-se o mais importante dia para a religião Budista o Visakha Puja .

Os chineses, cuja sabedoria domina o viver das populações na maioria da Ásia, contam os dias a partir do movimento da Lua. Um coisa que é interessante é que o aniversário das pessoas varia sempre de ano para ano, e não é estável como o nosso, visto contarem o nascimento da pessoa em número de dias após uma certa fase da Lua.

O Visakha Puja Day é o dia em que se comemora, o nascimento de Lord Buddha, a sua iluminação, onde ele consciencializa as quatro verdades que podem libertar o ser humano, e a sua morte.

Neste dia resume-se quase que toda a relação dos Budistas com a prática dessa religião ( alguns consideram que o Budismo não é religião mas uma filosofia de vida )

As quatro verdades de que Gautama Buddha falou são.

1) A verdade da dukkha - a nossa insegurança causada pela insatisfação, o stress, instabilidade

2) A verdade da causa da dukkha - Dukkha é causada pela thana a nossa ganância e avidez

3) A verdade do fim da dukkha - Acabe-se com a causa da dukkha e esta termina

4) A verdade do caminho - O Caminho para eliminar a dukkha é composto por oito ensinamentos

Os Oito Ensinamentos - Atthangika-Magga - que ajudam a terminar a dukkha.

- Perfeita compreensão
- Perfeito pensamento
- Perfeito discurso
- Perfeita conduta do nosso corpo
- Perfeito sustento
- Perfeito esforço
- Perfeita atenção
- Perfeita concentração

A tradução não é muito rica mas penso que poderão ter uma ideia daquilo que são os Ensinamentos, não muito longe dos Mandamentos da Religião Católica.

O grande objectivo de um budista é o Nirvana (numa tradução muito livre , a morte) mas como todos os budistas pensam sempre que irão receber no futuro aquilo que fizeram na sua vida (um principio de que por vezes nos esquecemos bastante) sabem que para atingir esse objectivo, em plena comunhão com o mundo, devem entender as quatro verdades e praticar os oito ensinamentos continuadamente.

Lord Buddha ensinou aos seus discipulos:

- Quando olharem, só vejam
- Quando ouvirem só ouçam
- Quando cheirarem só cheirem
- Quando tocarem só toquem
- Quando conhecerem só conheçam

Estes príncipios têm a ver com a necessidade de saber apreciar sem presumir.

É no essencial esta a verdade do Theravada Buddhism a "religião" dominante na Tailândia e praticada por cerca de 95% da população.

Por isso este fim de semana é um grande fim de semana e a próxima Lua Cheia, dia 19, o mais significativo. Desde o pôr do sol de Domingo até ao fim da Segunda-feira não são vendidas bebidas alcoólicas.



As celebrações começam com uma procissão de velas (Wian Tian) feita á noite, "depois do trabalho no campo". Na Tailândia quase tudo está relacionado com a terra e a produção de arroz e estamos na estação em que se inicia o plantio como expliquei no artigo

O Rei e a Rainha irão ao Wat Phra Kaew (o templo do Buddha Esmeralda) participar no Wian Tian no templo que é um símbolo de Bangkok.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Burma

Apesar de tudo esta ainda é uma das boas fotografias de Burma.

Vida é esperanca.

Nao é como muitas de milhares de corpos a boiar nas águas do Yrawaddy .

O passageiro Sousa/José


O Primeiro Ministro José Sócrates Pinto de Sousa pediu desculpa por ter fumado no voo para a Venezuela afirmando simultâneamente " se violei alguma lei internacional peço desculpa"

Vamos a ver de quem é a culpa.

Em principio é do Comandante do avião.

Dois casos se podem ter passado. Não ter sido feito o aviso, que sempre é, de que o voo é não fumador, como todos os são, ou, se o foi, a tripulação não ter advertido o passageiro de que estava a violar os regulamentos e incorria num procedimento que pode lavar inclusive a ser preso no porto de desembarque.

Quem é o responsável pela tripulação é o Comandante após o primeiro escrutínio do Chefe de Cabina.

Como não é credível que não tenha sido feito o aviso de que o voo era "não fumador", a culpa é por certo do Comandante do avião que condescendeu com o abuso feito por um, ou mais, passageiro dos regulamentos a bordo da aeronave.

Penalize-se o Comandante pela incorrecção da conduta que pôs em perigo a segurança do Primeiro Ministro de Portugal.

Hoje em dia os voos são não fumadores pois chegou-se a conclusão de que, quando o eram, isso constituíam uma forte violação das medidas de segurança para os passageiros por dois motivos. Sanitários e de prevenção contra possíveis incêndios que podiam ser determinantes para a estabilidade do aparelho.

Contudo existe um outro pormenor a realçar neste historia triste. O passageiro Sousa/José ( é assim que as pessoas são identificadas nos respectivos títulos de transportes ) é nem mais nem menos do que o Primeiro Ministro de Portugal e ainda mais do que os outros cidadãos não pode vir dizer que desconhece a lei.

O desconhecimento desta não aproveita a ninguém, um dos princípios básicos do Direito, pelo que ninguém pode avocar em circunstancia alguma em sua defesa esse desconhecimento.

Errado, muito errado, Senhor Primeiro Ministro

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Burma


Até agora 18 países da União Europeia doaram cerca de 19 milhões de Euros em dinheiro. através de ONGs, para as vítimas em Burma, para além de várias outras formas de ajuda, como milhares de toneladas de comida e outra ajuda humanitária distribuída directamente.

E Portugal? Onde está a nossa contribuição?

Acabo de vir de uma reunião dos doadores, Australia, Canada, Estados Unidoa, Japao, Suica e Uniao Europeia onde se analisou a situação da ajuda as suas dificuldades e o que ja se conseguiu. A disponibilidade é grande e a ajuda está pronta a ser distribuída mas a atitude do Governo de Burma continua a ser a de dificultar as operações.

Os vistos são dados ás pinguinhas, o acesso á zona do delta está proíbido e ainda existem muitas dúvidas sobre a logística da distribuição.

Mas vai-se avançando e isso é o que conta para já. A coordenação é boa e os países doadores estão empenhados.

Por outro lado a pressão diplomática é grande com o apelo feito pelo Secretário Geral das Nações Unidas e a ida a Burma do Comissário Louis Michel e também do Primeiro Ministro da Tailandia todos tentando fazer ver á Junta a necessidade de abrir o país á ajuda humanitária.

Existe a percepção de que os Generais da Junta estão, propositadamente, mal informados sobre o que na realidade aconteceu e simultnâeamente convencidos de que sãoao capazes de resolver por eles mesmos a situação. Não admira que quem lhes transmite as mensagens as adoce com medo de represálias e parece, igualmente, ser verdade de que a TV local o que mostra é tão sómente imagens menores.

Os dias que se seguem serão cruciais para aquilatar do efeito da ajuda que o Mundo quer dar.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Aldeia Global


Escritórios evacuados em Sathorn


Ontem, surpreendido, recebi uma mensagem de Lisboa que rezava assim "Foi só susto? Soube agora".

E eu sem ter tido susto algum lá perguntei. "Susto?".

Sim, o tremor de terra responderam-me. Pesquisei nas agências noticiosas, nos jornais e nada.

Mais tarde vim a saber do tremor de terra na província de Sichuan na China que ao que parece, infelizmente, fez dezenas de milhares de mortos, entre os quais muitas crianças visto ter havido escolas que se desmoronaram por completo.

Na realidade em Bangkok a mais de 1.300 klm de distância o efeito foi sentido de tal forma que houve prédios, não muito longe de onde fica o edifício da Delegação, que evacuaram as pessoas para a rua.

Aqui neste 18 andar ninguém sentiu nada. Nem eu nem nenhum dos meus colegas nem houve nenhum aviso para evacuar o edifício.

Mas na realidade soube da notícia primeiro via Lisboa do que via Bangkok.

Os meios de comunicação hoje em dia encurtam as distâncias de tal forma que estas não existem para a informação.

O tremor de terra foi significativo, com uma amplitude de 7.9 na escala de Richter e foram sentidos inúmeras réplicas. A sua extensão foi tão grande que inclusive no Paquistão se fez sentir.

Um aspecto a realçar. As autoridades chinesas abriram por completo a área á comunicação social ( a CNN estava esta manhâ a transmitir em directo do local ) e o Primeiro Ministro, um geólogo por formação, deslocou-se de imediato para o local e aí ficou a acompanhar os serviços de apoio ás vítimas.

Bem pode passar a mesma mensagem ao seu protegido Than Shew.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Nargis

General Than Shew



A ultima actualização do numero de mortos em Burma é de 102.000 mortos e 220.000 desaparecidos.

Estamos perante uma tragédia que se pode, infelizmente, comparar com o que aconteceu com o Tsunami de 26 de Dezembro de 2004.

As grandes diferenças é que não há tanta publicidade pois não é possível relatar de dentro do território, nem há telemóveis para contactar o exterior e existe um governo que não se preocupa com o seu povo bem diferente dos governos de então.

O governo de Napidaw por certo que vai agora reclamar que o povo está alegre e contente pois os primeiros resultados do referendum dão conta de 100% de Sim.

Para alám dos números anotados em cima, estão em perigo para cima de 1 milhão de habitantes devido a falta de água e ás terríveis condições sanitárias e o consequente enorme risco de epidemias. Os corpos quer de pessoas quer de animais apodrecem ao sol forte no rio Yrawaddy sem que ninguém os recolha.

Sporting



É triste quando se celebra o segundo lugar mas foi o melhor que se conseguiu.

Somos o campeão dos derrotados. O melhor dos piores mas mesmo assim o Director Financeiro do Clube deve estar muito satisfeito.

Não paga os prémios do campeonato e arrecada a entrada na Champions.

Que nos valha isso e espera-se que no Jamor possamos ganhar mais alguma coisa.

Mesmo assim estamos, para já, melhor do que o Chelsea pois já temos a nossa "Charity Shield" na prateleira.

Como sempre se diz. Para o ano que vem é que é

domingo, 11 de maio de 2008

Dia das decisões














Hoje completa-se a English Premierleague e nada melhor do que um duelo de cortar a respiração entre os dois melhores clubes actualmente a actuar em Inglaterra,

Por certo que aqui na Tailândia as ruas estarão bastantes desertas, não tanto como se fosse o Liverpool, o verdadeiro idolo do país, mas da maneira como os tailandeses vibram com o futebol inglês por certo que vai ser uma maravilha transitar nesta cidade àquela hora

De um lado os "meus" sportinguistas Ronaldo e Nani mais o Carlos Queirós, e do outro o Ricardo Carvalho, o Paulo Ferreira, quem sabe o Hilário e agora o Bosingwa.

Apesar dos meus consócios terem ventagem, e bem a merecerem pois são hoje em dia uma das melhores máquinas de ataque no futebol europeu, o meu coração está em Londres com os Blue.

Não sei se é por causa do Manchester ser encarnado mas na realidade sempre gostei mais do Chelsea.

Mesmo assim estou com sorte pois são os meus dois clubes perferidos em Inglaterra e ficarei feliz com a vitória de qualquer deles.

Ainda por cima o derrotado tem a possibilidade de se vingar no dia 21 em Moscovo

PS Também em Portugal muito se joga hoje. Amanhã falaremos dos prognósticos

Burma




Os numeros não param de crescer e a teimosia da Junta militar também não. A Cruz Vermelha refere que nunca menos de 63.000 pessoas terão morrerido mas que muito provávelmente o numero será superior a 100.000.

Para além da teimosia em deixar a maior parte da ajuda humanitária empacotada no aeroporto de Yangoon sem que ela possa ser distribuida, com a desculpa de que tem de ser inspecionada e desalfandegada, ainda há noticias, aqui em Bangkok, de que em parte da ajuda ida da Tailândia foram colocados por cima da bandeira da Thailândia autocolantes dizendo que a ajuda era da Junta para o povo de Burma.

Tamanha hipocrisia só espanta por vir de corpos que parecem ser de pessoas mas na realidade são de monstros quaisquer que se acoitam nas casernas mais escuras de Naypidaw.

Um reporter da CNN conseguiu fazer uma volta pelo local do desastre, filmar a devastação e sair do país embora sempre acossado pelos birres do regime.

Se puderem ver no site da estação vejam. É arrepiante.

O PM Ministro da Tailândia parece estar mais convencido de que as suas palavras à dias sobre Burma e a Junta foram despropositadas, e sofreu agora um grande revés quando anteontem disse que ía lá falar com a Junta para os encorajara a aceitar a ajuda internacional. A resposta que obteve é de que os generais estavam muito ocupados para o receberem. Em bom português isto chama~se meter a viola no saco.

Na realidade estvam muito ocupados porque, apesar de todo o sofrimento daquele povo, o referendum para confirmar e cimentar o poder deles foi realizado. excepto em Rangoon e no delta do Yrawaddy, e foi de tal maneira que as pessoas eram literalmente arrastadas para votar e colocar a cruz na casa do Sim.

Por certo será declarada um grande vitória do Gen Than Shew e que foi dado um gigantesco passo para a restauração da democracia. Já estou a ver as manchetes dos jornais amanhã.

O resto são só milhares de corpos a boiar nas águas ou encurralados no meio dos destroços. Nada de importante.

Uma reporter americana escrevia um dia destes se o caso do Nargis não era mais do que razão para que Burma fosse envadida por uma coligação mundial em nome da humanidade.

Por menos do que isto o Iraque foi invadido.

O que pensariam disto os Chineses?