sábado, 21 de junho de 2008

Sábado 21 de Junho



Hoje começa o verão no hemisfério Norte mas aqui na Tailândia ninguém exactamente sabe disso visto haver basicamente duas estações. A seca, de Novembro a Abril e a das chuvas no resto do ano. Há quem diga que na Tailândia há três estações. Quente, mais quente e ainda mais quente.

Com as alterações climatéricas até o mais correcto é quase que dizer que não há estações mas períodos em que faz frio, outros em que chove, outros de seca e outros de calor. A realidade è que hoje é o maior dia no hemisfério Norte o que quanto mais próximo nos encontramos do Equador menos notamos ao contrário de quanto mais perto estamos do Polo Norte.

Aqui está um dia divinal com sol forte, uma temperatura que deve rondar os 35º e o céu limpo e azul. Isto não quer dizer que mais logo não caia uma daquelas cargas de água capazes de criar uma ou outra inundação.

As chuvas, têm estado ausentes nos últimos dois dias mas mesmo assim a temperatura política baixou.

O PAD, continuo a não entender porque usam a letra D no nome visto que de democratas têm muito pouco, proclamou vitória com o facto de terem conseguido ultrapassar as barreiras da polícia e chegado a Government House. Com o chegar da noite a multidão foi dispersando e nunca mais esteve perto de 10.000 manifestantes.

Ontem estava tudo preparado para ser declarado o Estado de Emergência o que permitiria trazer as tropas para a rua de forma a dispersar os manifestantes mas tal acabou por não ser necessário com a acalmia verificada.

Contudo a paz é poder e precária visto não haver aparente solução para a solução da crise. Uns são maus mas ou outros piores. Se é dissolvido o Parlamento, facto que neste momento se torna constitucionalmente impossível visto haver uma moção de censura pendente, mas admitindo que o é, novas eleições irão trazer para o poder aqueles que já lá estão e por consequência o PAD voltará para as ruas num conflito sem fim.

A solução parecer ser a dissolução das instituições democráticas, a suspensão da Constituição e a nomeação de um Governo Interino de iniciativa Real, capaz de durante dois anos ou mais reestabelecer a calma na sociedade e tentar encontrar uma saída. O facto é que tal não é a prática da Casa Real Tailandesa. Contudo a sociedade está totalmente dividida em um pouco menos de 50% que odeia Thaksin e seus apoiantes e os outros 50 e pouco por cento que ama, idolatra o ex PM e por isso torna-se urgente encontrar uma solução fora do quadro normal do enquadramento constitucional..

Numa situação destas é muito difícil encontrar um ponto de equilíbrio.

Eu tenho uma solução mas ela parece-me de muito difícil execução. Thaksin e os seus acólitos acompanhado dos lideres do PAD irem para o exílio e deixarem o País em Paz. e por um período alargado.

Um facto é ceto. Este país percisa de PAZ para voltar a entrar no caminho do desnevolvimento e de HARMONIA para que seja possível as pessoas dedicarem-se ao bem colectivo.


sexta-feira, 20 de junho de 2008

Situação politica


Neste momento os manifestantes do PAD conseguiram ultrapassar as barreiras da Policia em frente á residência do Primeiro Ministro mas somente umas centenas. Os lideres da manifestado dizem que esta noite cerca de 400.000 manifestantes estariam na cidade e todo o tipo de rumores correm por aqui.

Ministérios, escolas e escritórios na zona envolvente estão fechados e o risco neste momento é de que os manifestantes tentem entrar dentro do complexo da Government House o que já ontem foi considerado pelo Chefe da Policia, ou um golpe de Estado ou uma acção de traição á Pátria o que poderá levar ao uso da força.

As próximas horas serão decisivas para saber se é possível manter o status quo ou se alguém "perde a cabeça" e começa tudo á estalada. Há que nos manter-mos vigilantes.

Ontem o Rei falou, na tomada de posse de um Ministro, dizendo que este Governo tem tido uma vida difícil mas que tem os Ministros capazes de, no caso agirem bem, levarem o país para terreno seguro. Parece contudo que os lideres do PAD não ouviram a televisão nem leram os jornais.

Ás três da tarde a Policia levantou todas as barricadas em redor da Government House e o PAD reclama vitória. Seria bom que se contentassem com isso e não tentassem entrar dentro do complexo. Estão neste momento cerca de 2.000 pessoas no local mas só entoando sloganes dirigidos ao Primeiro Ministro que se encontra noutro local não muito longe de ali mas ao que parece ainda não deram por isso.

Ás 4.15 o PM convocou os Comando da Policia, do Exército e do primeiro Esquadrão para uma reunião de emergência, eventualmente na sequência do anuncio feito pelo PAD de que ás 5 da tarde invadiriam a Government House. Sabe-se agora que os manifestantes chegaram lá utilizando barcos num canal adjacente e através de templos que, obviamente a policia não bloqueou.

Adeus


Acabou pra Portugal o Euro 2008. Não da maneira que todos queríamos mas no futebol a única coisa que conta é quantas vezes a maldita da bola passa aquele risco branco e se afunda nas redes como um peixe apanhado. O ontem isso não aconteceu na baliza certa, para nós.

Tudo o resto é conversa, discussão, argumentos.

Pelo facto de ter na minha cabeça milhares de jogos de futebol, de ter passado largos anos no dirigismo desportivo permito-me elaborar um pouco sobre a Nossa Selecção, da qual, diga-se já me sinto orgulhoso.

Portugal tem um estilo de jogo que acaba sempre por falhar contra equipas mecanizadas como a Alemã ( parabéns pela eficácia). A nossa defesa, desde há muitos anos que é suave. Pouco dotada do ponto de vista físico e pouco agressiva, talvez porque quando o é, acaba fazendo falta, uma das constantes imprecisões dos nosso jogadores.

Ontem a selecção jogou bem. Não excepcionalmente mas bem. Teve, em geral o controlo do jogo, mais posse de bola, mais remates, oportunidades de golo suficientes para ganhar, mas falhou.

Normalmente costuma-se criticar o Ricardo, mas parece-me injusto visto que os erros são do conjunto da defesa. No primeiro golo os dois jogadores na lateral direita são facilmente ultrapassados por falta de capacidade atlética e Paulo Ferreira deixa que Schweisteiger seja mais rápido do que ele. No segundo golo três, nem mais nem menos, jogadores alemães aparecem sozinhos na cara do guarda redes porque a nossa defesa foi lenta nas marcaçoes. No terceiro, se bem que o Paulo Ferreira é empurrado por Ballack, o facto é que ele deixa que este chegue á bola e não tem arcaboiço físico para suportar o encosto.

O nosso meio campo sofreu um importante revés com a saída de Moutinho. É um jogador que, mais do que Meireles, é capaz de empurrar a equipa para a frente e é muito mais rápido do que este o que queria maiores dificuldades na marcação e propicia a abertura de mais espaços. Contudo sentiu-se uma melhoria desde o Mundial pois os espaços frontais de onde sofremos três golos na Alemanha, não existiram e poucos foram os remates dessa área.

Falando de rapidez, esta continua a ser uma das grandes pecados da nossa selecção. A equipa no seu conjunto não é rápida e se bem que é tecnicamente melhor do que a maioria, se não se consegue introduzir velocidade na técnica, hoje em dia, esta para pouco serve. Veja-se a diferença entre o Ronaldo e o Nani, obrigados pela forma como o Manchester joga, e por certo pela metodologia do treino a jogar em velocidade e o Simão. Este mesmo quando joga em velocidade parece estar parado em comparação com os outros. os espaços são tão pequenos e escassos no futebol moderno que é fundamental não os desperdiçar quando eles aparecem é quando se é mais rápido do que o oponente, seja isto em luta directa seja no ocupar dos espaços vazios.

O mesmo se passa com a colocação do Nuno Gomes como ponta de lança fixo na área. Torna-se ineficaz e improdutivo especialmente frente a uma defesa, rígida e povoada como a alemã. Por vezes seria melhor que eles não tivessem ninguém para marcar o que implicaria que teriam de se movimentar em procura do adversário e da bola criando assim espaços para o adversário.

Como se viu a equipa alemã quando atacava, fazia-o sempre na vertical, perdendo pouco tempo para chegar á área contraria, com jogadores vindos de trás nesses movimentos verticalizados. A bola era passada sem olhar pois sabiam perfeitamente a movimentação da equipa. Estava tudo automatizado, quando ao contrário a equipa portuguesa dependia da criatividade no momento de um ou outro jogador o que implicava a paragem nos movimentos. Era comum ver Deco, parar, virar-se para a direita, depois para a esquerda e só depois fazer o passe. Isto não é um defeito é uma característica mas jogar assim implica uma solidez defensiva que nós não demonstramos.

É este o nosso futebol, são estas a s características dos nossos jogadores mas temos de olhar para trás e ver o que este conjunto de jogadores já atingiu e o que ainda podem fazer pois na sua maioria irão estar na selecção por muitos anos.

Parabéns a todos porque apesar da decepção o merecem.

Já agora uma palavra sobre Scolari. Nunca fui um grande adepto dele mas tenho-lhe imenso respeito pela obra que fez. Nunca um treinador em Portugal conseguiu ser consistente e, em três provas consecutivas, deixar o nome de Portugal bem vincado nos palcos onde isso interessa. Que importa a sua teimosia, as vezes que entendemos que ele lia mal os jogos, as vezes em que discordamos das escolhas, dos métodos, tudo isso é pouco relevante quando, como disse no inicio, o que conta em futebol é o resultado e os que ele conseguiu ficam para a história do futebol português.

Que venha outro seleccionador com a coragem e a capacidade de liderança que ele demonstrou nestes quase cinco anos á frente da Nossa Selecção.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Lumpini Parque


Já antes me referi ao Lumpini Parque, que todos os dias aprecio da janela do meu escritório e acompanho nas viagens de e para casa.

Segundo os meus cálculos, que posso fazer do cimo da minha janela do 18 andar, o parque deve ter cerca de 8/9 hectares e dentro dele um grande lago onde é possível andar de barco.

É um verdadeiro pulmão nesta metrópole e apesar de se estar, bem no centro de Bangkok, nele coexistem pessoas, animais e plantas em perfeita harmonia e comunidade.

A flora é riquíssima e variada sendo interessante, vendo de cima, a variedade de verdes que existe neste parque. Para além disso, e dependendo da estação, há bastantes flores, também elas muito variadas.

Nos animais, para além dos inúmeros esquilos o mais interessantes são uns lagartos gigantes, quase semelhantes a crocodilos, que vivem e se passeiam pelas bordas do lago. Descansem pois estes lagartos só se alimentam de peixe que recolhem de dentro do lago.

Mas a maior "fauna" existente são as pessoas que todos os dias enchem o parque para fazer exercícios, ginástica, jogging, dançar, praticar desportos, artes marciais, tai chi, nadar, etc, pois tudo isto se pode fazer neste imenso recreio para os bangkokianos.

Aos Domingos, a partir das 6 da manhâ, o parque enche-se, principalmente, de idosos praticando os exercícios de Tai chi ou somente marcha em grupos coloridos e organizados.

São por certo mais de 10.000 ( não minto pois já lá estive e vi ) aqueles que ai se deslocam em grupos vestidos de igual, quais equipas desportivas, para em conjunto praticarem os seus exercícios de alongamentos, estiramentos e relaxamento quer do físico quer da mente.

Todos os dias, quer logo pela manhâ quer ao fim do dia, o parque enche-se de pessoas fazendo jogging ou simplesmente andando, como, infelizmente ainda se vê pouco em Portugal. Interessante é a diversidade dos praticantes tendo já visto uma vez um deles que corria puxando um velho pneu que arrastava pelo chão. Garanto-vos pelo que vi dos músculos no seu estômago o efeito é garantido.

Também ao fim do dia há aulas de aeróbicas, espontâneas, onde alguém chega com um gravador com musica e começa a praticar aeróbica logo se juntando largas centenas ou mesmo milhares de pessoas. Existem pelo menos três grupos que se organizam em sítios diferentes do parque.

Os desportos que mais se praticam são, para alem de pesos e alteres e corrida, a natação, volley, sepak takro e o badminton. O Sepak Takro é um desporto muito popular na região, especialmente Tailândia e Malásia como que uma espécie de volley onde se joga com todo o resto do corpo excepto as mãos e a bola utilizada é de verga encerada.

Muito perto do parque existe um dos mais conhecidos estádios de Muay Thai, o famoso boxe tailandês, o Lumpinee Stadium.

Resta acrescentar que todos os dias ás 8 da manhâ e ás 6 da tarde toca o hino nacional e tudo pára nesse momento de respeito pelo país e pelo Rei. Durante esses 3/4 minutos não se vê uma folha sequer a voar. Acrescente-se também que a limpeza no parque é total o que abona muito a favor dos seus utilizadores.

Ganesh


Para aqueles que se interessam por temas filosófico/religiosos não posso deixar de recomendar a visita ao Combustões no artigo sobre Ganesh

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Governo atacado em todas as frentes


O Governo do Primeiro Ministro Samak Sundaravej, está neste momento a ser atacado em várias frentes enfraquecendo de forma substancial a sua capacidade de resposta a todos os ataques.

O Partido Democrata, único partido na oposição, lançou uma moção de confiança contra o Governo focando especialmente o Primeiro Ministro e seis dos seus Ministros. O PAD continua a manifestar-se nas ruas de Bangkok mudando de sitio e de alvo quase que todos os dias e promete trazer para as ruas 200.000 pessoas esta Sexta-feira. Os agricultores do Nordeste vieram até á capital demonstrar a sua fúria quanto á débil situação financeira em que vive o sector. A província de Si Sa Ket, onde se encontra a entrada para Khao Phra Vihan, manifesta-se contra a aceitação pelo Governo da Tailândia do pedido de registo do sitio como Património da Humanidade pelo Cambodja sem se ter resolvido a disputa territorial sobre os 4,1 km2 a sua volta. Os proprietários das empresas de transporte manifestam-se contra o preço dos combustíveis. O sindicado dos empregados das empresas estatais contra aquilo que chamam o compadrio dentro do sistema e por certo que há muitos outros de que me estou a esquecer


O PAD prometeu não parar a sua luta enquanto o PM não resignar. Um dos lideres foi citado como tendo dito ''On Friday June 20 at 1pm we will pack everything [to go to Government House]. And we won't give up until we win'', e são mesmo muito capazes de não sair de lá como já fazem desde 25 de Maio.

Ontem recebi uma chamada de um dos lideres do Senado que, respondendo a uma pergunta que lhe tinha feito sobre quando a proposta de revisão constitucional seria votada, me respondeu que eram necessárias três pareceres internos e depois então seria proposta para o plenário para apreciação. E acrescentou: se me pergunta quanto tempo vai demorar a resposta é para sempre. O Parlamento é constituído pela Casa dos Representantes e pelo Senado e este último não é favorável ao Governo.

Passados 20 meses sobre o golpe de estado de 19 de Setembro de 2006 e depois da eleição de um Governo em 23 de Dezembro de 2007 o país está de novo num total impasse em que o Governo não consegue governar, a oposição organizada é fraca (a própria moção de confiança tem pouca substancia) e a verdadeira oposição, como há dois anos atrás, está na rua protagonizada pelo PAD.

Dizia hoje um comentador político, Prawase, que dava algumas dicas para a solução do problema, que "quando um espinho divida e carne ela nunca mais consegue voltar a unir-se". Referia que só Thaksin pode resolver a situação retirando-se de vez e saindo, de facto, da cena politica, visto o país estar completamente dividido entre aqueles que acreditam que ele é o salvador da nação e os que acreditam que ele é o demónio da corrupção em pessoa.

A questão é que a Tailândia tem um Governo legítimo, eleito com os votos do povo e voltou a ter assento junto da comunidade internacional por este facto.

Um novo golpe, a maneira tailandesa de fazer, reset and reload de novo software, não é uma solução aceite pela comunidade internacional.

Este facto é conhecido e sabido pelos militares que neste momento estão com "as armas na mão" e por isso da parte deles tem vindo sempre uma palavra de sensatez e de apelo á sociedade civil para que seja capaz de resolver os seus problemas.

Mas esta está por demasiado cansada e destruída pelas lutas internas e pelos factores de divisão.

Um dia eventualmente será diferente

Como todos os anos, em Setembro, há as alterações nos comandos militares e há já quem preveja outro golpe para esse momento.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Portugal vs Alemanha

Inspiração para o primeiro grande mata-mata

Phnom Penh

Em Maio estive no Cambodja na Cimeira ASEAN-EU que se realizou na capital Phnom Pehn e embora não tenha tido tempo para visitar a cidade, o que prometi a mim mesmo fazer assim que puder, tive oportunidade para um primeiro olhar sobre a capital do "novo" Cambodja.

Refiro "novo" visto este país estar empenhado em se auto reconstruir depois da devastação que foi o genocídio perpretado pelos Khmer Vermelhos de Pol Pot que só terminou na década de 90.

Já tinha visitado no Cambodja a cidade de Siem Reap, onde fica o templo de Angkor , um dos monumentos candidato ás novas 7 Maravilhas o ano passado e que talvez merecesse ter sido uma delas, e outros quatros templos Khmer, um do século X e os outros do século XI que são no conjunto Património da Humanidade protegido pela UNESCO.

Siem Reap é a principal atracção turística no Cambodja e portanto mais rica, sendo, por isso, um pouco diferente do que vi em Phnom Pehn.

A capital é em primeiro lugar uma cidade onde é perfeitamente visível a pobreza, ainda, existente no país. Por todo o lado se nota pessoas sem-abrigo, sujos, desleixados e a pedir. No único tempo livre que tive, dei um passeio a pé, em redor do Hotel, passando pelo Mercado local onde não apetece comprar nada tal a visível porcaria. Grande contraste com os mercados em Bangkok.



Outro dos aspectos que salta á primeira vista é o caótico trânsito na cidade. Existem motos por todo o lado e o respeito por faixas de circulação, sentidos ou regras é inexistente. Para aqueles que acham que o trânsito em Bangkok é muito mau, aconselho passarem 10 minutos em Phnom Pehn.


As motos, penso que mesmo assim em número inferior a Saigao, são uma verdadeira praga, mas outra intrigante praga é o numero incontável de Lexus que existem nesta cidade. Como todos sabemos um Lexus nunca é barato o que atesta um pouco sobre a ética da classe dirigente aqui visto que não acredito que sejam os comuns do habitantes quem têm um Lexus e ainda por cima todos com muito bom aspecto e ar de serem novos.

Tudo a rever.

Existe contudo algo que deve ser considerado bastante positivo que é a existência dos Memorial sobre o genocídio através do museu Tuol Sleng e os campos de exterminação de Choeng Ek.

A vontade de usar o passado como ponte de união do novo Cambodja e a coragem, após tão pouco tempo de o mostrar em público só abonam a favor da determinação em construir um país orgulhoso do sua muito rica história, esperançoso no seu futuro mas que não esquece nem teme o passado recente.


segunda-feira, 16 de junho de 2008

A comida do Nordeste

Não é possivel terminar a minha descrição da viagem pelo Nordeste tailandês sem me referir á comida e por duas razões.

Comer é o desporto nacional e a comida Issan é a mais famosa e mais picante no pais.

Comer para os tailandeses é como que respirar. Comem quatro, cinco, seis ou mais vezes ao dia, isto é, sempre que têm fome ou vão a casa de alguém. Quando se vai ter com um amigo, vai-se comer. Debicar aqui e ali mas sempre comer um pouco. Comer é simultaneamente um acto social de grande importancia pois é aqui que as pessoas se encontram. Nunca se entra numa casa na Tailandia sem que nos não seja oferecido algo de comer e de beber. Será mesmo quase raro que não esteja alguém a comer nesse momento. Pelo menos das minhas esperinêcias há sempre alguém que está a comer e logo convida para nos juntarmos.

A comida é colocada no centro, normalmente num tapete de palha no chão, de tal modo que cada um tenha acesso a ela e vá comendo e conversando com os outros convivas. Os tailandeses nunca se servem muito para o prato. Neste há arroz e depois vai-se, com a propria colher com que se come, buscar á "travessa" uma pequena porcão de comida que se come misturada com o arroz.

Assim se come neste pais.

No Nordeste o arroz mais comum é o Khao Niaw (arroz pegajoso) que se tira de dentro de cestos de verga práticos para levar o arroz, base de toda a alimentacão, quando se vai para o campo trabalhar. O Khao Niaw é cozido durante horas em vapor num recipiente, tambem de palha e usa-se um tipo de arroz diferente daquele a que estamos habituados.

Como disse os pratos do Nordeste da Tailandia são talvez os mais famosos e também os mais picantes. Muito á base de aquilo que se chama aqui saladas ( Yam ) e de condimentos que "avivam" os sabores como a cebola, o chilli, o aipo, o coentro e o fish sauce.

Na Tailândia não se usa sal para temperar a comida e o fish sauce (molho de peixe) faz essas funções seja para pratos de peixe ou de carne. Para além disso usa-se açucar de modo que corte um pouco aquilo que para nós é o sabor a salgado. Aliás os tailandeses nao gostam nada de comida salgada. Picante sim salgada não
.
Tom Yum Kung é uma das principais sopas e é extremamente deliciosa (aroi) devido á prsença na sua confecção de erva limão (lemongrass) e galagal. Normalmente é feita com peixe ou camarão, Tom Yum Pla ou Tom Yum Kung, havendo ainda Tom Yum Talay ou seja com frutos do mar nomeadamente lulas (pla mueak) que existe muito por aqui.

Para acompanhar, para além do Khao Niaw, uma boa Salada de Papaia Verde, Som Tum, bem picante com aqui se faz, e onde se mistura a papaia verde, com malaguetas, tomate, umas vagens tipo feijão verde, amendoins, caranguejo, lima tudo muito bem batido com um pilão (tum) e regado de fish sauce e açucar. Uma delícia e óptima para "limpar" os estomâgos mais delicados.

Também aconselhável será uma salada de carne de porco picado, Larb Moo, um dos meus pratos favoritos, onde se junta farinha de arroz, carne de porco (moo) picada (também se faz com frango -gai- ou vaca - nuea), cebola tipo challote, malaguetas verdes, hortelâ e como sempre fish sauce.
As rodelas de pepino e a couve crua que vêm na travessa são para "aliviar" do picante normalmente associado ao Larb.

Todos estes pratos são comidos em simultâneo com o arroz e acompanhado, muitas vezes por whisky tailandês. Este não aconselho pois é de baixa qualidade e alto teor alcoólico. Se não há whisky há cerveja também bastante popular no país.

Para terminar um pouco de Khao Niaw Mamuang, ou seja sticky rice com mango e leite de côco que é um iguaria de comer e chorar por mais ou então experimentar alguns dos doces portugueses trazidos para aqui no século XVII por uma japonesa, Maria Guiomar, de ascendência portuguesa cujo marido, um grego, foi Primeiro Ministro do Rei Narai. O mais conhecido desses doces é o Foi Tong, literalmente fios de ouro, e que eles fazem como pequenas trouxas enroladas. Sem querer ser anti patriotico, estes são melhores pois são um pouco menos doces do que as nossas trouxas. Pelo menos par mim que não sou guloso.

Como na Tailândia tudo se liga á comida a nosa selecão de futebol é conhecida pelos Foi Tong.

Apesar de comer ser o desporto nacional, e com milhões de adeptos, os tailandeses não são gordos, embora agora também comece a existir a nova geracão fast food americana, já que a comida tem poucas gorduras e é muito rica em vegetais.

Agora só falta ir experimentar um dos muitos restaurantes tailandeses espalhados pelo Mundo e saborear esta comida deliciosa e que tal acabar com um bom cubano.

Ainda o Euro 2008


Ainda vamos no primeiro dia dos últimos jogos da fase de qualificação e já se vêem algumas surpresas.

Os nossos "amigos" campeões da Europa partem em viagem de ferias no final da semana. Contudo parece que desta vez escolheram o Algarve, em vez das Ilhas Gregas, visto se sentirem muito melhor em Portugal. Os grandes favoritos Checos, segundo relatos de ultima hora, foram vistos a passear em Praga e o Cech, o melhor guarda redes do Mundo, em vez de usar uma protecção para a cabeça agora passou a usar uma protecção total que também lhe cobre a cara.

O Zidane e o Materazzi foram vistos os dois de mão dada a rezarem pelos holandeses, para que ganhem aos romenos, mas estranhamente na outra mão tinham, cada um, uma faca bem afiada.

E esta terrível doença que se instalou na Europa Central pode ainda afectar os alemães segundo noticias de Viena. Logo se verá.

Bonito foi ver duas bandeiras curdas durante o jogo com a Republica Checa. Não há duvida que o futebol une muita causa que a diplomacia e a politica não conseguem. Lembram-se da visita do José Mourinho a Jerusalém num apelo para a paz da Fundação Shimon Perez? Parece que são estes personagens, os novos Embaixadores e negociadores em problemáticos conflitos que continuam em persistir pelo Mundo fora.

Era bom que os soubéssemos utilizar para essas causas muitas vezes perdidas na burocracia da politica e nos melindres da diplomacia.

Cristiano Ronaldo, quando após o Tsunami de 2004, esteve na Indonésia, num só jantar conseguiu juntar mais dinheiro do que em muitas outras acções a tal destinadas.

Quanto a performance da nossa selecção ontem á noite é melhor não falar muito. Saliente-se só o facto de Scolari ter decidido não descansar Pepe, que tinha um amarelo e estava assim em risco, e este ter feito um jogo impecável. Quanto a alguns outros é melhor não falar pois o fundamental é continuar a acreditar que podemos chegar longe.