quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

1ª Medida Económica


Qual Pai Natal, Korn Chatikavanij, o Ministro das Finanças recentemente empossado, acaba de anunciar a primeira medida de um pacote económico que diz ser vasto e vir a cobrir os sectores da sociedade com maiores dificuldades.

Essa primeira medida vai direita aos adquirentes de casa através de crédito bancário, que passam a poder deduzir nos impostos sobre rendimentos a totalidade dos juros pagos ao longo do ano quando até aqui esse montante era limitado a 100.000 bath.

Se bem que esta medida não cubra muita gente a seja fundamentalmente dirigida à classe mais alta do país, é uma medida que tem um sentido positivo com duas facetas.

Atribui benefícios fiscais, só a quem paga impostos, e permite dar um impulso a um sector da economia com bastantes dificuldades dando uma ajuda áqueles que querem comprar habitação.

Para além disso não é uma medida populista como se temia que viesse a ser as primeiras, na sequência de declarações feitas por alguns dos apoiantes da coligação no poder.

Num momento em que é anunciado que a economia teve um crescimento negativo entre 2 e 3% no segundo semestre de 2008, que as exportações decaíram, só em Novembro, 18 % e o FDI 6,4%. é positivo ver que o Governo tem como sua primeira prioridade tentar encontrar medidas para suavizar a crise que também se abateu sobre a Tailândia.

Entretanto o Director-Geral do Orçamento, Somchai Sajjapong, avançou que a previsão para o crescimento da economia para 2009 é de entre 0 e 1%, o que não sendo bom atento o passado recente da Tailândia e do próprio Sudeste Asiático, é contudo melhor do que o cenário de recessão que ameaça grande parte do Mundo.

O Pedido de Desculpas



O novo Ministro dos Negócios Estrangeiros pediu hoje desculpas ao povo pelas afirmações que fez acerca do bloqueio aos aeroportos há perto de 3 semanas.

De acordo com as fontes, Kasit, numa conversa com um grupo de diplomatas estrangeiros e jornalistas, passada no FCCT na semana passada, e presenciada por um colega meu, afirmou que a ocupação dos aeroportos tinha sido divertida e que havia lá comida muito boa e bons artistas para divertir os sitiantes.

Para quem quer assumir a pasta da Diplomacia não se consegue encontrar pior forma de começar. Se tivesse sido só num circulo restrito de Diplomatas tal seria possível mas na presença de jornalistas é demasiado descuido. O ex MNE Noppadon também fez algumas afirmações pouco recomendáveis mas essas ficaram no segredo das salas de Embaixadas.

O mais interessante é que Kasit não desmente as afirmações somente tenta dizer que porventura terão sido mal interpretadas. Na realidade não as pode desmentir visto, segundo me informaram, estarem cerca de 7 pessoas ao redor dele quando disse aquela "piada".

Para acrescentar ao pouco tacto que sempre mostrou, Kasit, no seu pedido de desculpas, diz que quer dividir a sua vida entre o que se passou até ao dia 22 de Dezembro recente a o que se irá passar a partir da sua entrada para a governação. Para uma pessoa de 64 anos convenhamos que recomeçar de novo é proeza.

Cá na terra existem provérbios que contradizem essas possibilidades mas como já escrevi na Tailândia tudo é possível.

Já tinha referido que foi uma das mais infelizes escolhas (?) de Abhisit para o gabinete num momento em que se deseja acima de tudo sarar um pouco as feridas provocadas ao longo do ano de 2008 com as desastrosas governações do PPP e os desacatos provocados pelo PAD que tanto mal fizeram ao país.

Esperamos que Kasit tenha aprendido quando pode e quando não deve tentar usar aquilo que apelidei de estilo Samak, estilo de permanente confrontação. Para os admiradores de Kasit esta pérola.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal

Queria Desejar a Todos

Muito Bom Natal



Votos de um 2009 que nos traga de novo o sorriso que 2008 quis roubar.


O Natal de Abhisit


O período de calma registado na Tailândia com a constituição e posterior confirmação pelo Rei Rama IX do novo Governo veio mesmo a calhar para este muito curto período de férias em Portugal.

Natal é harmonia na família, Natal é Paz, Natal é Esperança e, se bem que sendo um país Budista, a Tailândia necessita de todos estes valores do mundo católico, para se relançar e recomeçar a construir algo de positivo depois de mais de três anos de paragem.

Hoje SM o Rei, em audiência no Palácio de Hua Hin, sauda-se desde já a sua recuperação, aliás já referida há cerca de duas semanas, confirmou o novo Governo depois de ter sido possível tirar a fotografia da praxe de novo em frente a Government House, rehabilitada depois de gastos mais de 20 milhões de Euros que serão pagos pelos contribuintes.

Abhisit, já apelidado Oba-Mark, numa referência ao Presidente eleito dos EEUU e ao seu nick name, Mark, e à esperança nele depositada, reconheceu que o gabinete fica aquém das expectativas dizendo que teve de o constituir à pressa. Recorde-se que o prazo constitucional é de 30 dias e só a necessidade de não fazer perder o momentum pode justificar essa afirmação. Na realidade parece mais um Governo Suthep/Nevin/Militares do que um Governo com a mão de Abhisit. O próprio Chuan Leekpai foi afastado de tudo.

Vai ser bastante interessante analisar o desenvolvimento desta aliança nos próximos tempos.

Todos aqueles que contribuíram quer financeiramente quer através dos jogos de força acabaram de ser recompensados com postos e o Ministério da Defesa volta a ser atríbuido aos militares, uma ligeira subversão daquilo que é tradicional ver-se em estados Democráticos sendo os próprios a gerir o seu orçamento, e sabe-se bem quanto os militares são zelosos dos seus "quarteis".

A atribuição do lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros a Kasit Piromya, um conhecido apoiante do PAD, em cujos palcos aparecia regularmente para falar aos militantes, vai por certo ser um problema para o governo nas suas relações internacionais, nomeadamente com o Cambodja, devido às posições que assumiu e também ao seu estilo "Samak" de total confrontação contra tudo e todos, o oposto daquilo que é um diplomata. Mas o mais gritante foi a nomeação para Ministro do Comércio, uma pasta crucial neste momento, de Pornthiva Nakasai, uma empresária "da noite" ligada a um das mais famosas "catedrais das massagens não medicinais" o Poseidon, em Ratchada. A falta de capacidade de Abhisit em rejeitar o seu nome mostra as dificuldades que enfrenta. O único facto que se pode dizer em sua defesa é que o negócio prosperou sempre com ela à cabeça.

Entretanto muito preocupante para o país foi o anúncio feito hoje pelo Presidente da Toyota de que este seria o pior ano de sempre da companhia com uma quebra de vendas de 50% e que não estava em condições de prever o futuro para o Grupo. Sabendo-se da importância da Toyota na economia da Tailândia este anúncio vem na pior altura e será mais uma machadada a acrescentar à já grande lista de sectores que estão a gerar desemprego.