sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O marasmo e os videntes


Muita discussão mas pouca conclusão assim se pode resumir a situação política na Tailândia após a, aparente saída de cena de Samak Sundaravej.

Os cenários estão todos em abertos, contudo houve os seguintes desenvolvimentos:

O PPP decidiu apoiar a recandidatura de Samak para PM. Os Partidos da coligação que apoiam este Governo disseram que aceitam as decisões do PPP e tudo estava preparado para esta manhã ser votada a proposta do PPP.

Mas como sempre aquilo que se acorda agora só vale até outra coisa acontecer.

Quem se lembra já de que na semana passada foi iniciado o processo para a realização de um referendum? Quem se lembra já que o Presidente do Senado foi nomeado mediador entre as partes em disputa?

Na realidade esta manhã nada aconteceu porque o numero de deputados era insuficiente para haver o quorum necessário ao funcionamento do Parlamento e isto porque uma das facções do PPP diz agora que Samak não é a melhor escolha para o Partido. Por outro lado o Chart Thai, o segundo maior Partido na coligação, vem agora, de igual modo e através da voz da filha do Presidente do Partido, dizer que Samak, não é capaz de criar a unidade de que o país necessita.

Ontem especulava-se que Samak seria nomeado, o que veio, em teoria, a acontecer, e que depois iria agradecer e ele próprio rejeitar a nomeação, fazendo o apelo a um Governo de unidade nacional com os Democratas. Saía por cima e ia-se embora.

Até pode ser que venha a ser assim pois os rumores agora são de que Samak se prepara para pedir a demissão de Presidente do PPP o que abriria a porta para a eleição de um novo Presidente e consequente candidato a PM.

Isto tudo se passa misturado com predições de um "fortune teller" que disse que, hoje dia 12, a posição de Saturno ou Plutão ( não sou um perito nesta questão ) não era propícia a discussões e que no dia 16 a reversão do transito de Mercúrio ( ou será Jupiter) fará com que se inicie um período de apaziguamento propício a novas venturas. Acrescenta que o novo PM é "handsome", muito normal aqui na Tailândia qualificar as pessoas, homens ou mulheres, por bonitos, pele branca, olhos assim, nariz assado, etc. Ora Samak tem tudo menos "handsome" inclusive é alcunhado de Chumpoo referente ao formato do seu nariz que faz lembrar aquele fruto que em inglês é conhecido como rose apple. mas que nunca vi em Portugal

Assim e sem estranheza a sessão do Parlamento para votar a proposta do PPP foi adiada para o dia 17, ou seja, exactamente, depois de 16 o dia previsto pelo vidente como início do período auspicioso.

A realidade é mesmo assim. Para quem não acredita é só vasculhar um pouca o passado da política neste país e as suas relações com os videntes.

Todos lá vão e não o escondem.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O cozinhado azedou


Depois da destituição de Samak, com base no veredicto do Tribunal Constitucional, começam a contar-se a espingardas para a formação do novo Governo e dizia ainda há pouco The Nation que o nome do próximo PM começa por S, sendo que um desses S pode ser para Samak.

Contrariamente ao que alguns pensam, veja-se o meu amigo
Combustões por exemplo, Samak Sundaravej é um muito provável sucessor de si mesmo. Éticamente é pouco digerível mas constitucionalmente ele tem todo o direito a isso. De acordo com a Constituiçao ele, presentemente, não viola nenhum príncipio daquele texto e tem todas as condições para ser eleito. Para além disso as principais forças no seu Partido anunciam apoiar a sua recandidatura.

De igual modo os Partidos da coligação no poder anunciam que apoiam o PPP e a sua decisão, contrariamente a notícias esta manhâ que diziam que o Partido Democrata tinha um plano para arregimentar os apoios necessários para serem eles a formar uma maioria, incluindo, "comprando" por 30 milhões de bath uma das facções do PPP. Aqui tudo anda á volta do dinheiro, mas como diria o Chico Anízio cadê os outros.

Dois comentários. O poder Judicial mostrou ontem ser capaz de funcionar e deu aquilo que pode parecer uma lição de independência, condenando o PM por uma "colher de sopa", mas no mesmo dia a Comissão Nacional de Eleições, decidiu por 3 votos contra 2 não indiciar o líder do Parlamento por alegadamente ter interesses, não declarados aquando da sua tomada de posse, nos negócios da sua mulher que são realizados nas propriedades do próprio. Como muitas vezes acontece, dois pesos e duas medidas.

Segundo comentário. A imprensa internacional "brincava" com a situação em Bangkok. Os relatos, entre o espantado e o sarcástico do correspondente da BBC a títulos como o do The Guardian, são sintomáticos de que o Mundo começa a não levar a sério aquilo que se passa em Bangkok.

O pior é que a economia está a sofrer grandemente, o único efeito positivo é que a inflação baixou mas devido à retracção da procura.


Só mais um ponto. Samak entretanto desapareceu. Ontem não regressou a casa e ninguém, ou pelo menos a comunicação social, sabe do seu paradeiro.


Entretanto o PAD chora, ou de alegria ou por falta de objectivo na sua luta.

Somchai Wongsawat, o primeiro Vice-Primeiro Ministro, e por coincidência cunhado de Thaksin, é o PM em exercício.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Culpado

Samak Sundaravej foi considerado culpado pelo Tribunal Constitucional, sem direito a apelo, pelo que tem de se demitir de Primeiro Ministro.

A decisão do Tribunal foi por unanimidade embora seis Juízes tenham considerado Samak, "empregado" do produtor e três outros "parceiro" desse mesmo produtor. De qualquer forma a prova conduzia sempre à sentença de culpado e à desqualificação, de acordo com a Constituição da Tailândia, de Samak como Primeiro Ministro.

No prazo de 30 dias os Parlamentares terão de escolher um novo Primeiro Ministro que pode ser outra vez Samak, que se assim acontecer verá a sua legitimidade reforçada.

Contudo a principal questão que se põem neste momento é saber se a coligação no poder se vai manter sólida e apoiante de Samak, ou de outro membro do PPP, ou se aproveitam a onda para demandar outras paragens e dar uma oportunidade ao Partido Democrata de vir a formar Governo. Actualmente no Parlamento é a seguinte a constituição dos grupos de Deputados.

- PPP 235
- Chart Thai 34
- Puen Thai 22
- Matchima 11
- RuamJai 9
- Prachai 5

- Democratas 164

Todos os seis primeiros partidos constituem a coligação no Poder mas a sua solidez tem estado sempre em questão, especialmente com os dois primeiros frequentemente ameaçando "largar o barco".

Segundo informação que acabo de receber o PPP reafirma a sua intenção de voltar a propor Samak para PM.

A seguir. Como sempre tenho dito. Aqui tudo pode acontecer.

O Caldo Entornado


Já vão longos os dias de protestos nas ruas, a economia do país já sofre bastante com os hotéis e perder neste mês tudo quilo que tinham conseguido amealhar no ano, já morreu uma pessoa em confrontos de rua entre manifestantes, pró e contra o Governo, e este está prestes a cair por causa de um prato de sopa.

Como já referi antes Samak é um amante da cozinha e, ao que parece um Chefe emérito. Isso deu-lhe direito a ter dois programas na Televisão onde cozinhava. Programas esses bastante apreciados.

Acontece que os detentores de cargos políticos não podem auferir remunerações de outrem que não o próprio Estado.

O Senado solicitou ao Ministério Público que accionasse o PM por violação dessa norma acusando-o de receber dinheiro da produção dos seus programas, que entretanto ele suspendeu quando tomou posse.

A acusação é de que o motorista de Samak recebia por cada programa 5.000 bath (100 €), que a produção confirmou, mas disse ser o dinheiro para Samak comprar os ingredientes, que ele próprio levava para o estúdio, e para custear o transporte. A decisão é aguardada a qualquer momento.

Como se vê após tanta confusão o PM pode cair por um insignificância.

Contudo, lembram-se de já ter escrito que na Tailândia tudo é possível, é levantada a hipótese de o PPP voltar a propor Samak para PM e este, obviamente ganhar, ou de este continuar como PM até à realização de novas eleições.

A Constituição, a tal tão famosa que o PAD não quer ver alterada, nada prevê nestas circunstancias.

A Nova Politica do PAD


Ontem o PAD emitiu um comunicado, anúncio 20/2008, que contém aquilo que é o seu Manifesto Político. Este documento é, para estudiosos de cenários políticos, um "paper" bastante ilustrativo da forma como se faz Política neste país.

Começa por dizer que "para o desenvovimento sustentado do país é necessário uma política nova no Reino". Refere-se depois que a Nova Política é a "verdadeira Democracia" numa Monarquia Constitucional e depois apela ao "bom povo" para bloquear ao "mau povo" o acesso ao Poder!
Parecer ser a tentativa da construção de um Estado Corporativo, dando voz aos cidadãos não de forma directa, eleições, mas através de agrupamentos de interesses.

Quanto a representantes do povo esses deveriam ser no máximo 30% dos membros do Parlamento, sendo que os restantes seriam nomeados porque os eleitores, estão pouco informados e são "incultos". De acordo com o PAD só a estação de Televisão ASTV, pertencente ao líder Sondhi, consegue transmitir "a verdade" ao povo da Tailândia. Entretanto Sondhi, deu uma entrevista ao Asia Times merecedora de atenção.

Igualmente o PAD diz estar disposto a discutir a sua proposta, com todos, e que respeitará as decisões da maioria que sejam ética e moralmente aceitáveis e que representem os vários sectores da sociedade (tradução livre minha).

E quem será o juiz dessa qualificação de ética, moral, etc? Por certo o próprio PAD!

Tenho algumas memórias de outros tempos de lideranças na Europa que se sentiriam orgulhosas das propostas do PAD.
Felizmente os Europeus conseguiram ver-se livres dela em devido tempo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Direito à Indiferença


Enquanto continuam quer a ocupação da Government House quer a teimosia do PM Samak, o país vai começando a exprimir outro tipo de sentimentos e, finalmente direi eu, começam a aparecer grupos de pessoas "ajuizadas" que apelam às duas partes.

Na Sexta foi, como já relatei, iniciada a tentativa de mediação pelo Presidente do Senado num esforço comum com o Presidente do Parlamento e o Líder da Oposição.

Como é normal ambas as partes reiteraram os seus "princípios" de não moverem uma vírgula no seu discurso sem que a outra avançasse primeiro. Até aqui nada de novo. Aqueles que negoceiam nunca vão dizer publicamente que o aceitam. De qualquer modo o Presidente do Senado que era suposto relatar os seus avanços hoje ainda não o fez. Também é um sinal de que continua empenhado e convicto no êxito da sua missão.

Mas entretanto, surgiram quer sondagens quer um grupo vasto de académicos e o que transparece é o sentimento de que nenhuma das partes, Governo e PAD, faz parte daquilo que os tailandeses querem.

As duas sondagens que hoje apareceram são claras. Numa 62% e na outra 66% dos inquiridos não apoiam nenhuma das facções em luta neste momento.

Para além de outras perguntas, e portanto outros indicadores, este é por si sintomático de que começa a haver um afastar da população das posições que quer uma parte quer a outra apregoam.

O grupo de Professores de várias Academias do país solicita numa declaração intitulada "Ninguém está acima da Lei" que os lideres do PAD se entreguem à justiça se querem ter alguma veleidade de encontrar uma via, legal e democrática de contestar o Governo de Samak e que os seus apoiantes abandonem a Government House. Por outro lado recomendam ao Governo o levantamento imediato do Estado de Emergência e o inicio de negociações sérias tendentes a encontrar uma solução para o futuro do país.

São pequenos sinais mas sinais que são ouvidos e que expressam de uma forma clara e lúcida aquilo que o povo genuinamente quer.

O Economist refere que a actual situação, do ponto de vista da economia do país, é pior do que um Golpe de Estado. Embora não deva ser seguido este pensamento o facto é que ele é verdadeiro sabendo-se como os Golpes de Estado neste país se desenvolvem de forma pacífica. Os prejuízos para a economia são por demais evidentes. Contudo um dos factos que conduziu à fraqueza da Democracia na Tailândia é o facto de sempre que não se sabe o que fazer se recorrer a um Golpe de Estado como que uma varinha mágica capaz de recolocar o país no bom caminho.

Tal tem sido um factor que de interrompe de forma continuada o desenvolvimento do processo democrático.

Num comentário à parte refira-se que Samak, afirmou a sua intenção de ir à Assembleia Geral da Nações Unidas, para explicar ao Mundo a situação na Tailândia, como disse, e reafirmando que não tinha razão alguma para não estar presente. Lembre-se que há dois anos atrás foi nesse mesmo momento que os militares retiraram o poder a Thaksin Shinawatra, quando este se encontrava na ONU.

domingo, 7 de setembro de 2008

Talat Nam Amphawa






Depois de um muito agradável concerto da Orquestra Filarmonica de Bangkok, Nordic Masters, com música de Subelius e Grieg, o pianista Sueco Patrick Jablonski e o maestro Finlandês Okko Kamu, no Thailand Cultural Centre ontem à noite, hoje fui passear ao Talat Nam Amphawa, mercado flutuante de Amphawa, muito perto do muito conhecido Mercado Flutuante de Damnoen Saduak e a cerca de 100 kilometros de Bangkok.

Bom tempo e muita calma. Pelas fotografias pode-se ver aquilo que os tailandeses gostam, mercados, comida e passeio. Nada que tenha a ver com os acontecimentos na Government House, cada vez mais isolados pela intolerância quer do PAD quer de Samak.

A calma de hoje é um muito bom contraste com a agitação a que temos sido obrigados desde o diz 26 de Agosto.

Esta é a verdadeira Tailândia