sábado, 9 de agosto de 2008

Medalhas


E a primeira medalha de Ouro vai para a ........................China.

Xiexia Chen bateu toda a concorrência por uma larga margem na categoria de 48 Kilos em Halterofilismo Feminino.

A segunda classificada uma atleta Turca ficou a 13 kilos de distância.

Para a Tailândia foi uma decepção. Há quatro anos em Atenas a primeira medalha tinha sido para eles neste modalidade. Agora ficaram com o 5º lugar por um kilo.

A China começou o seu domínio dos jogos.

Olimpíada

Gostei muito de Portugal. A ideia dos cachechois foi boa e deu uma visão alegre, descontraída como deve ser a de Portugal e não a daquele país cabisbaixo e sorumbático que muitas vezes fazemos passar.

O espétaculo foi esmagador. Penso que é a melhor palavra que encontro para uma sequência de luzes e movimentos de espantar.

Extremamente chinês, onde não faltou o lembrar-nos constantemente de que são muitos. Não sei se foi intencional mas as cores utilizadas, sempre cinzentos e cores pastel, davam um frescura ao show que contrastava com o calor que todos sentiam. Talvez o director, o realizador Zhang Yimou, quisesse deste modo refrescar o ambiente.

Uma pergunta fica sempre no ar para mim. Como é que se consegue ensaiar todo este espectáculo de 4 horas e com recursos a tecnologia fantásticos sem que seja tudo conhecido anteriormente? Onde, pois o estádio não foi acabado à tanto tempo como assim?

Claro que existem muitos estádios mas é necessário testar a tecnologia utilizada, e neste caso a dos arrastamentos verticais de pessoas e objectos não terá sido fácil, daí a minha eterna questão.

Os vários momentos do espectáculo sempre sobre o tema da Paz e Harmonia são inesquecíveis pela qualidade. Os tambores no ínicio, os aneis olímpicos, o desenhar dos caracteres pelos dançarinos, a pequena Li Muzi, que só com um ano de prática não se embaraçou perante o melhor pianista Chinês Lang Lang, habitué dos melhores palcos mundiais , o coro das crianças das 56 etnias chinesas a cantar o hino olímpico ao mesmo tempo que os austeros soldados faziam subir a bandeira. Este contraste entre a suave e carinhosa China com a outra da disciplina e rigor esteve em sempre presente no espetaculo.



Jin/Jan as duas facetas da mesma realidade foram uma pernanência perante as 91.000 pessoas que se encontravam no "Ninho de Passarinhos" embora nunca explicitamente mencionadas.

O acender da chama por Li Ning foi de grande espectularidade e foi interessante o estádio ter sido sempre aproveitado como ecran para a projecção de imagens, neste caso a viagem da torcha pelo Mundo.

Para os ocidentais o que pode ter parecido mais confuso foi a ordem do desfile mas ela regeu-se pelo numero de traços do nome do país, excepto como sempre a Grécia e o país anfitrião. Assim ao contrário de virmos a seguir à Polónia, como é costume, fomos a 174 Nação a desfilar e como comecei fizemo-lo muito bem. Foi também interessante a focagem que fizeram da Naide Gomes como reconhecimento às suas capacidades como a melhor saltadora mundial no momento.

O contraste não poderia ser maior do que no final o gigante Yao Min com o pequeno sobrevivente do tremor de terra de Sichuan.

Que os atletas e os juízes cumpram com o seu juramento.

Vivam as XXIX Olímpiadas da era Moderna - Beijing 2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08-08-08 às 08.08



Hoje dia 08 do mês 08 do ano 08 deste século às 08 e 08 da noite em Pequim vão começar os XXIX Jogos Olímpicos - Beijing 2008.

Como quase tudo na Ásia existem sempre um aspecto de misticismo ou de superstição na escolha dos momentos.

Uma criança só deve nascer, se tal se conseguir controlar, num certo dia e se possível a uma certa hora, só se deve começar um negócio em momento escolhido o mesmo para o início de uma obra, para um casamento, etc etc.

Solicita-se sempre a um monge, um ancião, um "fortuner teller" que escolha o momento auspicioso para dar início aquilo que queremos.

Por isso o 08-08-08-08-08 de Pequim.

O numero 8 é o numero mais cobiçado na China porque o som da sua pronuncia (fâ) é semelhante, quer em Mandarim , quer em Cantonês ou noutros dialectos, ao da palavra que significa prosperidade.

O numero de telefone 8888-8888 foi vendido, em Chengdu na China, por um valor cerca dos US$ 300.000 e a disputa por ter números, quer nos telefones quer nas matriculas dos carros que tenham bom significado faz com esses atinjam altos valores.

Existem um grande conjunto de outros números e combinações "de sorte" como o 1 e o 7 que representam unidade, o 6 , liu, que diz que tudo vai bem sem sobressaltos , o 9 que parece querer dizer longa vida ,o 524 que significa que não será fácil morrer, etc.

O pior é o 4 que quer dizer morte mas neste caso o som não é unânime em toda a China e nalguns dialectos significa trabalho o que por si só é sinónimo de dinheiro. O 4 não é só na China que é de mau presságio mas também no Japão, Coreia e Vietname. O numero 14 ainda consegue ser pior pois o seu som parece dizer quero morrer.

Na Tailândia o número que é geralmente considerado melhor é o 9 pois o seu som é quase igual ao som da palavra arroz (khao) o que significa comida e portanto fortuna. Há já quem diga que para o ano a 9 de Setembro de 2009 é que é o bom dia para este Reino.

Coincidência ou não eu assinei o meu contracto com a ICL no dia 8-8-8 (8 Agosto de 1988) nesta companhia trabalhei sempre no oitavo andar quer em Lisboa, quer em Slough, quer em Putney e foi profissionalmente o melhor tempo da minha vida. Coincidências?

Voltando aos Jogos Olímpicos e atenta a contestação à sua volta desde a opressão no Tibete, ao mau registo sobre os direitos humanos no país, até ao ambiente de alta poluição que se vive na capital, eu sou favorável a que seja respeitado o espírito dos jogos e o facto é que as autoridades Chinesas já mostraram grandes sinais de mudança devido à sua realização.

Boicotes não são formas de mostrar às autoridades o descontentamento do Mundo com algumas (muitas) das suas actuações. A melhor maneira é sempre de uma forma directa fazer ver os pontos de vista da Democracia e dos Direitos do Homem.



Sou um crente de que só através da Diplomacia positiva se consegue prosperar e reduzir as diferenças. Temos demasiados exemplos no Mundo de que uma Diplomacia punitiva , de sanções ou de isolamento nada deram enquanto na maioria dos acasos onde se conseguiu abrir um diálogo houve progressos.

Os nomes das mascotes Bei, Jing, Huan, Ying e Ni, em Mandarin soam a,

"Welcome to Beijing,"

Vivam os Jogos da XXIX Olimpíada Beijing 2008

Asean


Este é o logo criado para o 40 aniversário


Faz hoje 41 anos que em Bangsean, perto de Bangkok na província de Chon Buri, nasceu a ASEAN.

Nessa altura somente 5 países faziam parte deste agrupamento de Nações. Indonésia, Malásia, Philipinas, Singapura e Tailândia. Em 1984 o Brunei Darusalem aderiu, em 1995 foi a vez do Vietname seguido pelo Laos e Myanmar/Burma em 1997 e finalmente o Cambodja em 1999.

O processo de integração tem sido bastante diferente daquele que vivemos na União Europeia mas a ASEAN é uma semente de paz e desenvolvimento comum que por certo irá atingir os seus objectivos ainda que a um ritmo mais lento do que o Europeu.

O Secretário Geral da ASEAN, Dr. Surin Pitsuwan, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês, costuma dizer " A Europa não é o nosso modelo mas a nossa inspiração".

Só recentemente, em Novembro de 2006 é que foi acordada a Charter (Constituição programática ) da ASEAN e espera-se que até ao final deste ano todos os países a tenham assinado. Os seus principais objectivos a curto prazo são o fortalecimento do Secretariado, a constituição de uma "comunidade" económica até 2015 e a constituição de uma Agência para os Direitos Humanos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bush em Bangkok

George W Bush chegou ontem a Bangkok para uma visita de pouco mais de um dia em que os pontos fortes serão um discurso sobre as relações Estados Unidos com a Ásia e um encontro com dissidentes Birmaneses.
A visita está rodeada de um enorme aparato de segurança com cortes de avenidas no centro de Bangkok, visto o Presidente Americano se ter instalado no Hotel Four Seasons. Enquanto escrevo estas notas o barulho dos helicópteros sobre a cidade, encontro-me a menos de 250 metro do Hotel, é constante

A visita também foi aproveitada para o Primeiro Ministro Tailandês aparecer bem disposto numa fotografia que é sempre apetecida, ou não seja Bush o homem mais poderoso do planeta, e dizer que "estava satisfeito que o Presidente Bush compreendesse a posição tailandesa na disputa relativa ao Templo de Khao Prha Viharn". Recorde-se aqui que ontem mesmo as tropas tailandesas começaram o "reposicionamento", a palavra escolhida para definir o inicio da retirada do local. Samak terá ficado também visivelmente satisfeito por ouvir Bush dizer que "os 175 anos de relações entre os dois paises provam que a liberdade e a lei reinam aqui, na terra da liberdade".

Bush para além de ter jantado ontem com Samak almoça hoje com um grupo de dissidentes de Burma, com enorme eco mediático à volta deste acontecimento, e antes fará o discurso sobre as relações USA-Ásia onde, já se sabe, focará a componente do apoio militar à região, para salvaguarda e segurança do Pacífico. Simultaneamente agradecerá à Tailândia o constante apoio aos refugiados à mais de 30 anos. Ainda terá tempo para ser recebido pelo General Prem, Presidente do Conselho Privado do Rei.

O dia terminará com a partida de Bush, a mulher Laura, que hoje mesmo, também num gesto simbólico, foi ao Norte do país, na fronteira com Burma, visitar um campo de refugiados, e a filha, para a China para assistirem à cerimónia de abertura da XXIX Olímpiada da era moderna - Beijing 2008.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tailândia em Portugal


O numero de negócios tailandeses em Lisboa tem multiplicado ao contrário daquilo que acontece aqui em Bangkok onde não se consegue comer uma sopinha portuguesa se não for em casa de um dos poucos portugueses que aqui estamos.

Mas a questão não está no numero de tailandes que estão em Portugal, pois isso anda à volta de 100, mais ao menos o mesmo que os portugueses aqui, o que acontece é que os portugueses que estão na Tailândia na sua maioria estão a trabalhar em empresas multinacionais e os tailandeses em Portugal estão ali por razões de família ou de estudo (há mais estudantes tailandeses em Portugal do que aquilo que podemos pensar) e acabam por abrir pequenos negócios. Existe também o caso de portugueses que, encantados com os cheiros e sabores da Ásia, se decidem em experimenta-los em Lisboa.

Por isso só nos podemos queixar de nós próprios, o autor incluído, por não haver um cantinho de Portugal aqui em Bangkok a não ser os, já famosos na Ásia, pasteis de nata e o Flamingo Flamed Chicken, o nome local para a cadeia Nando, que vende o frango assado português.

Nesta minha visita a Lisboa regressei ao Sukhothai, onde se come sempre bem, ao Banthai, outro expoente da boa cozinha tailandesa, fiz uma excelente massagem no Medithai um novo local no Parque das Nações extremamente bem decorado e com massagistas tailandeses e preços acessiveis.

Para além disso existem dois novos restaurantes "thai", os Sete Pecados (não sei de onde tiraram o nome pois não tem nada de tailandês), em Lisboa, e o Kwantha em Cascais, a par do Sawasdee, mas não tive a oportunidade de experimentar nenhum deles desta vez.

Para mais informações por certo podem ligar para a Royal Thai Embassy em Lisboa 21 3014848 onde existe à disposição um pequeno livro com todos os restaurantes tailandeses em Portugal e Espanha.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Remodelação Governamental


A remodelação Governamental está na rua. Anunciada sem pompa nem aplausos pois nada de novo se viu e a não ser a, já conhecida, entrada do novo Ministro dos Negócios Estrangeiros Tej Bunnag, todos os outros ou mudam de lugar ou regressam ou são figuras controversas.

No Bangkok Post, um dos jornais de língua inglesa em Bangkok, o Professor Thitinan Pongsudhirak, distinto académico de Chulalongkork, chama-lhe hoje "PM Samak's futile cabinet reshuffle", num artigo de opinião.

O novo MNE é a única figura aplaudida por todos. O antigo Ministro da Saúde que saiu do Governo a 9 de Julho, visto ter se "esquecido" de declarar os bens da sua mulher, está de volta numa posição ainda melhor visto agora ser Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Comércio. Por certo que a sua mulher terá vendido á criada as empresas que possuía.

O novo Ministro do Interior, também Vice-Primeiro, é um antigo Comissario Geral da Polícia que foi condenado a um ano de cadeia, com pena suspensa, por abuso de poder num caso com um dos seus subordinados. Diz-se que não era a primeira escolha de Samak mas acabou por resistir por pressão daquele que é hoje tido como o "dono do Partido", Newin Chidchob, o politico de Buri Ran, ex Ministro de Thaksin banido da politica por 5 anos e sempre na sombra. O seu pai, de 80 anos e actual Presidente do Parlamento, deu-lhe este nome devido á sua admiração pelo General Ne Vin, conhecido como o Monstro de Burma, por ter levado, após sangrento golpe de estado, aquele país para a total escuridão em 1962.

Na semana passada Suwit, o leader do Puen Pandin anunciou a retirada do seu Partido da coligação no Governo mas acabou por ser ele mesmo a deixar o Partido visto os outros membros contestaram a sua decisão e deixaram-se ficar quer no Governo quer no Parlamento. Como recompensa viram alargada a quota de 4 para 5 membros e os dois maiores financiadores do partido entraram agora para o gabinete.

Quem se viu despromovido foi o antigo Ministro do Comércio que passou para a pasta da Industria deixando de ser Vice-Primeiro Ministro.

O resto é tudo gente menor.

Fala-se que quem agora domina é o chamado Gang dos Quatro, o PM, o Vice e Ministro das Finanças, o Secretario-Geral da Presidência e Newin, também um sinal de que Thaksin está em forte queda depois da condenação da sua mulher e da sua mais que provável condenação muito em breve.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Juventude


Ontem em Bangkok um estudante de 19 anos matou um taxista esfaqueando-o continuamente.

Casos como este acontecem infelizmente muitos por dia no Mundo inteiro mas este tem a particularidade de o assassino estar "somente" a reproduzir aquilo que é o seu dia a dia de viciado nos jogos de computador.

Na realidade, Polwat Chinno, assim se chama o adolescente, costuma jogar diariamente o jogo Grand Theft Auto e se entrarmos no site deste jogo pertencente a uma empresa chamada Rockstargames, vemos que o jogo se identifica logo pelo "brilhante" atributo: Wellcome to Liberty City where the people are angry and lonely and the taxes sky high".

Polwat confessou-se viciado nesse jogo e incriminava os pais por só lhe darem 100 bath (2 euros) por dia mas ontem conseguiu que uma irmã lhe desse 500 bath a foi comprar facas para passar da virtualidade para o "directo".

A proliferação deste tipo de jogos e filmes, quer no cinema quer na televisão, são da nossa, adultos, responsabilidade na luta incessante por mais aventura, mais lucro, mais excitação, sem a noção ( alguns ) das profundas transformações que provocamos na sociedade que recebe estes produtos.

Agora este rapaz vai ser condenado, eventualmente á morte, a outra família ficou decepada na sua cabeça e quem vai ser responsável por tudo isto?

Os pais do assassino, dois funcionários públicos, que o deixavam sem orientação, a empresa criadora deste jogo que com a sua produção acaba por ser responsável por este tipo de acidentes, ou nós todos que vamos deixando isto acontecer.

Neste desvario em que nos encontramos destruimos mais do que construimos. preocupamo-nos muito em fazer evoluir o nosso "bem estar" mas esquecemo-nos de construir os nossos valores.

Como um bom exemplo do que é destruir vale a pena, também, dar uma vista de olhos nestas fotografias de Lisboa.

Quando será que alguém incriminará estas companhias, ou as lojas que utilizam estes jogos, ou os cinemas que passam certos filmes e as televisões, e os produtores, enfim estes arautos do mal fazer.

Quando.