sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Enterrar a cabeça na areia


A sociedade tailandesa bem tenta enfiar a cabeça na areia, como a avestruz, de forma a não ver o que se passa.

É de alguma forma a posição tomada por todos e hoje vários académicos emitiram um artigo comentário onde se falava exactamente dessa situação.

Culturalmente na Tailândia evita-se sempre as confrontações e a discussão de questões complexas e por norma, como já referi há dias, não se consegue nunca avistar uma terceira via para a solução de qualquer problema. Está-se sempre no campo do preto ou do branco, do mal ou do bem, do a favor ou contra. Uma terceira via onde se concilie aquilo que de bom existe num modelo e se ponha de parte o que de mau ele tem, não faz parte das possíveis conclusões.

Os asiáticos, tailandeses incluídos, são conciliadores por natureza, mas uma conciliação feita por inacção, alinhando pelo menor denominador e não uma conciliação conseguida após algum tempo de frutuosas discussões onde cada um foi livre e capaz de produzir os seus argumentos.

A conciliação é sempre feita de forma a que se não perca a face, ou seja de forma a que nenhuma das partes conceda em nada. Acontece que a maior parte das vezes a conciliação é somente um Sim mesmo que se queira dizer Não e posteriormente ignora-se o que se acordou.

É uma constante deste processo político a nomeação de mediadores, a apresentação de propostas de solução, a convocação do anúncio de mensagens, enfim os acordos, que não se materializam nunca. Se lermos para trás aquilo que tenho escrito ao longo destes meses vemos isso mesmo. Ainda me lembro em Setembro de o Partido no poder, o da oposição, o Líder da Câmara de Deputados e o Líder do Senado terem acordado em nomear este último como mediador no conflito. No dia seguinte por acaso encontrei me com ele e afirmou-me a sua convicção de que as partes estavam empenhadas em encontrar uma solução para a divisão no país. Aplaudia-se esta via democrática. Dois dias depois já ninguém se lembrava e nunca mais foi falada. A mesma coisa com a proposta de um referendum aprovada no Parlamento. Onde está a implementação dessa decisão? E por aí fora.

Nos últimos dias planos, propostas, anúncios têm sido feitos, uns mais formais outros somente como comentários na imprensa, mas na realidade será que se pode acreditar em algum? Eu diria que não! Estou quase como o João Pinto só vou fazer o prognóstico do que se vai passar depois de acontecer. Por certo que não vou falhar.

Ontem o MNE thailandês convocou os diplomatas para os "acalmar" e anunciar o plano do Governo.

Negociações se falharem avisos e se estes falharem intervenção das forças de segurança.

Negociações devem ser muito secretas pois nem os blogues mais underground falam delas e mesmo se assim for é um erro político pois o Governo só ganharia, num momento em que o apoio do público ao PAD está reduzido a nada, em fazer eco de que está empenhado em negociar.

Avisos! Meu Budha, como se dirá aqui, é o que há mais todos os dias. Que vamos fazer isto, aquilo, que já fez o que não fez, etc.

Intervenção das forças de segurança. Mas onde estão elas? Porque é que desde há muito não fazem o seu papel de impor a ordem e o cumprimento da lei? Quem manda nelas? O Governo ou alguém que está por detrás de alguma cortina?

Em inglês chama-se a isto tudo "wishfull thinking".

Existe contudo uma outra questão neste momento, aliás questão que é perene na cultura e política tailandesa. Quem manda nunca mostra onde está e nunca é aquele que manda.

Os do PAD dizem que quem manda é o Thaksin. Talvez! Os do outro lado que quem manda é o General Prem, Chefe do Conselho Privado do Rei. Talvez!

O facto é que uma parte manda continuamente emissários avistar-se com Shinawatra para receber conselhos que são ou não implementados e a outra nada faz sem o conselho do puu yai como se diz aqui referindo a uma pessoa mais sénior e a quem é devido respeito e direi mesmo subserviência.

Assim estamos nestas discussões filosóficas enquanto o país e a suas pessoas e economia se afundam e num momento que o mundo não esta muito capaz de ajudar.

Alguns aviões estão a operar de e para uma basa militar a 150 km ao sul de Bangkok, mas esse aeroporto não tem condições para substituir aquilo que é (era) o maior hub da aviação na Ásia. A maioria dos vos não levanta com direcção a Bangkok e os que o fazem vão para outros aeroportos no país, Chiang Mai, Phuket, Yat Hai, ou Singapura ou Kuala Lampur.

Entretanto em Phuket comenta-se com alguma piada que não há perigo de o PAD fechar o aeroporto lá, pois os adeptos na ilha do movimento foram todos para Bangkok. O facto é que está quase impossível encontrar um bilhete de Phuket para Singapura ou aeroportos na Malásia.

Acabou de ser anunciado que a Polícia iria lançar uma guerra psicológica contra o PAD. Mais uma.

Quem terá de ir ao psicólogo dentro de algum tempo é todo o país.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Rumores

Desde esta manhã que nada mais existe do que rumores de golpes e de contra golpes mas a situação mantem-se inalterada com a excepção de o antigo aeroporto que actualmente serve os voos domesticos ter sido também ocupado.

À minutos o PM anunciou o Estado de Emergência confinado aos dois aeroportos e espera que as forças da ordem avancem para os limpar.

Entretanto a vida continua normal para nós e difícil para os que estão ou a tentar chegar à Tailândia ou a sair dela.

Só esta breve nota visto o meu dia ter sido, e continuar a ser hiper preenchido ... e não por causa da situação.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Será Hoje?


Desde ontem à noite que o aeroporto internacional de Bangkok está ocupado pelas forças do PAD e todos os vôs cancelados com milhares de passageiros em terra.

O caos é total tendo inclusivé os manifestantes ocupado a torre de controlo e serem eles a dizer quem pode entrar ou sair. Esta reportagem do Sidney Morning Herald é elucidativa.

Ontem as televisões quer tailandesas quer de todo o mundo mostravam os incidentes que houve quando, a caminho do aeroporto, um pequeno grupo de cada um dos lados se envolveu em confrontações onde foi bem visível um guarda do PAD, empunhando uma pistola a disparar sobre os outros. Sómente uns feridos e nada mais.

Desde ontem só um vôo, com peregrinos para o Haj "foi autorizado " a levantar voo.

Entretanto o PM está no ar a caminho do país e não se sabe onde irá aterrar. Ao rumor de que seria em U-Tapao, a 150 km ao sul de Bangkok, o PAD disse que iria bloquear essa base militar. Veremos.

A questão de fundo parece ser neste momento saber se, como e quando é que os militares vão sair para a rua.

Se, visto continuadamente repetem, como ainda esta manhã, de que um Golpe de Estado não é a solução para a crise.

Como, pois é sabido que os militares querem ser vistos como independentes, só sendo submissos ao Rei.

Quando, visto estar mais que provado, sabido e conhecido por todos de que a situação não pode continuar desta maneira. Só a Thai Airways anunciou que perde 500 milhões de bath por dia com o bloqueio do aeroporto, e todos são unanimes em condenar o que está a acontecer.

Contudo o PAD diz não sair de lá enquanto o PM não resignar.

O General Anupong veio à minutos propor que o PM dissolva o Parlamento, ou seja convoque eleições, e que o PAD termine a manifestação. Parece-me uma proposta demasiado inocente pois não altera nada na presente situação visto ser mais do que provável que o partido no poder, ou o seu sucessor após a dissolução deste, ganhe de novo as eleições.

A solução a curto prazo tem de passar por um compromisso em que os militares saiam para a rua de modo a que a ordem seja restabelecida, visto a Polícia não ser respeitada após os acontecimentos sangrentos de 7 de Outubro, e o PM Somchai abandone o Governo dando lugar a um dos Vice-Primeiro Ministros ao memso tempo que o PAD termina a sua saga.

Pelo menos uma solução como esta ou similar, que parece estar a tentar ser negociada nos inúmeros encontros terminados ou ainda em curso hoje, poderia dar um espaço de respiração ao país.

Num momento em que a crise económica está a penalizar as exportações nomeadamente o sector automóvel, o já fragilizado turismo, fonte tremendamente importante de receitas, está a sofrer um verdadeiro tsunami político do qual vai ser dificil de recuperar.

Muitas pesoas me perguntaram hoje sobre a segurança no país e se devem ou não cancelar as suas previstas visitas.

A segurança das pessoas não tem estado em causa em nenhuma ocasião a não ser que queiram "entrar na festa" e aderir a algum dos movimentos. Desde 25 de Maio que o PAD se manifesta nesta cidade e só por uma vez, e já lá vão 6 meses, é que me cruzei com eles quando uma manifestação passou à porta do meu escritório na altura em que distribuíam videos dos acontecimentos do dia 7 de Outubro. Uma única vez em 6 meses. A vida está 100% normal e não ser para aqueles infelizes que tinham de utilizar o aeroporto de Suvarnabhumi para entrar ou sair do país. Esses sim estão a ser molestados, incomodados e a sofrer como quando existe uma greve de companhias de aviação ou controladores de tráfego.

Como em todas as ocasiões quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele e se não queremos ter contratempos é bom evitarmos andar a fazer de PAD ou de UDD e à procura de problemas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

PAD em acção

Aconselho a ver este vídeo registado esta tarde pelas 5 horas no Norte de Bangkok por uma televisão.
Entretanto o PAD continua a tudo fazer para ver se conseguem que as forças armadas intervenham mas estas continuam a mostrar estarem unidas e calmas. Esta atitude de quase completa ignorância das acções do PAD por parte das forças armadas tem tido os seus resultados mas como se costuma dizer "um homem não é de pau" e às vezes uma faísca pode acender a fogueira.

Mais um Dia Final

Bloqueio do Comando Supremo


Passado que foi o "Dia Final" de ontem passamos ao Dia Final de hoje numa série de tentativas por parte dos manifestantes do PAD em conseguirem aquilo a que chamam a vitória final, ou seja a queda do governo eleito em 23 de Dezembro de 2007.

Ontem foi o bloqueio do Parlamento, impedindo a Tailândia de ratificar importantes acordos para a próxima cimeira da ASEAN de que é o Presidente. Hoje o Bangkok Post tinha um longo artigo sobre o facto de o país estar a perder a face no contexto internacional. Depois disso foi o avanço sobre a sede provisória do Governo no antigo aeroporto de Don Muang, onde os manifestantes, que segundo fontes não chegam a um milhar, ocuparam, sem a menor resistência as instalações do Primeiro Ministro abusando das instalações (uma das fotografias nos jornais de hoje mostrava os manifestantes sentados na sala do Conselho de Ministros fazendo como que um piquenique) e ao que fomos informados destruindo documentação.

O piquenique foi aqui

O Primeiro Ministro que está em viagem de regresso a Bangkok (foi dito que o seu avião teve uma providencial avaria técnica e ainda não descolou) após a cimeira da APEC no Peru, convocou uma reunião de emergência para ser realizada no edifício do Comando Supremo das Forças Armadas. O PAD decidiu "levantar ferro" de Don Muang e dirigir-se para Cheng Wattana onde se encontra aquele comando. Até ao momento as únicas noticias que são conhecidas é que os manifestantes impediram um carro tanque com água de entrar nas instalações e que os comandos militares reunidos afirmaram manterem-se solidários na infecção de evitar a qualquer confrontação com as forcas rebeldes. Entretanto o General Anupong, mais uma vez, foi claro em afirmar que um Golpe de Estado não é a solução para a crise do país.

Esta madrugada houve grande confusão numa das entradas da autoestrada que vai de Bangkok até ao antigo aeroporto visto os carros (e provavelmente os 4 autocarros que ontem os guardas do PAD aprisionaram e as autoridades não sabem, ou não querem saber, onde estão) não quererem pagar portagem considerando-se, o que é muito verdade, acima da lei. Dir-se ía fora da lei! Depois de muitas negociações e uns larguíssimos quilometros de fila lá pagaram a portagem. Pelo menos por uma vez alguém, neste caso os portageiros da autoestrada, mostrou firmeza perante estes continuados abusos.

O afrontar as forças armadas nunca foi a melhor da estratégia e isso mesmo deverão ter pensado os lideres do PAD. Assim, enquanto escrevia este pequeno artigo, resolveram "largar" o Comando Supremo das Forças Armadas e dirigirem-se para o Aeroporto de Suvarnabhumi, o aeroporto internacional de Bangkok. Por certo será para desejar bom regresso a casa ao Primeiro Ministro. Uma coisa não se podem queixar. Tiveram um dia bastante movimentado e é bom aproveitar agora enquanto a gasolina está barata. Segundo fontes no local não são mais do que 400 mas com a complacência das forças da ordem (?) as minorias tornam-se maiorias.

Quem segue o que escrevo terá notado no repto que lancei a Miguel Castelo Branco sobre os ódios e as paixões dos tailandeses e, como sempre, produziu peça digna de se ler e reler e que aqui fica referenciada penso que com os agradecimentos de todos os que se interessam por estas questões de ciência política e história.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pobre Tailândia

Pobre país que tem de suportar o que está a acontecer.
Só dois exemplos do que se passa hoje em dia nesta terra.
Um slide show do assalto do PAD ao Parlamento, a casa da Democracia
O ataque a um Comandante da Polícia sem consequências para os assaltantes.
E é este grupo que se chama democrático

A Última Batalha


Mas afinal quem é a Polícia?


O PAD tinha anunciado que Domingo iria ser a última batalha e para isso mobilizariam mais de 100.000 manifestantes e iriam ocupar aquilo que muito bem entendessem necessário. De igual modo o UDD anunciou que iria realizar uma manifestação em Nonthaburi, uns 40 km ao norte de Bangkok.

Esta última manifestação realizou-se, como previsto e criticado, num templo em Nothaburi, e terminou sem o mais pequeno incidente tendo os "camisas encarnadas" dispersado calmamente. Interessante foi ver o Abott do templo a falar. Dizia ele. " Acusam-me de deixar que a UDD utilize o templo e a mim para a campanha política deles. Não é verdade. Eu que é os estou a utilizar a eles. Os políticos não vêm muito aos templos. Esta é uma boa oportunidade para eles ouvirem a palavra de um monge" e assim continuou solicitando a que todos usem do seu direito à livre expressão mas respeitando os direitos dos outros.

Entretanto o PAD adiou para esta madrugada a "batalha final" e anunciaram que iriam ocupar o Parlamento de modo a impedir que fosse discutida a tão necessária revisão da Constituição. Os rapazes andam mal informados pois na semana anterior o Primeiro Ministro já tinha anunciado que o projecto passaria para a próxima sessão parlamentar a iniciar em Fevereiro.

Contudo assim fizeram. Pelas 6 da manhã, aqui começa-se sempre cedo, arrancaram em direcção do Parlamento, cortaram o fornecimento de energia e bloquearam todos os acessos a este, tudo isto com centenas de Polícias a assistir sem mexer uma pestana sequer. A meio da manhã o Presidente da Assembleia anunciou que o assunto da revisão da Constituição não estava agendado e só seria debatido em Fevereiro, cantaram vitória e largaram ferro para a sede da Polícia. Chegados aí, com a ajuda das forças de ordem (?) montaram um novo palanque e começaram um novo ataque, verbal, contra a Polícia "responsável por todos os ataques de que têm sido alvo". Nova caminhada, novo capítulo e dirigiram-se para a actual sede provisória do Governo, no antigo aeroporto de Don Muang, alguns 30 km ao norte de Bangkok que agora ocupam.

Quem ler este post deve pensar que estamos a falar de um país sem nenhum sentido de o que é a lei e a obediência que lhe é devida.

Na realidade, e lendo a imprensa internacional as pessoas pensam que a Tailândia se transformou num gigantesco manicómio onde é impossível entender quem manda, o que manda, quando manda e para que é que manda se é que alguém manda.

dentro de três semanas a Tailândia que é actualmente o Presidente da ASEAN , vai receber os Chefes de Estado dos 10 países membros numa cimeira a realizar em Chiang Mai, e vai fazê-lo sem ter aderido a vários importantes acordos essenciais para os debates. O rídiculo está instalado quando o Presidente vai ter a atrapalhação de não poder falar visto não ter autorização parlamentar para tal. A não ser que aconteça como com a ratificação da "Charter" que aconteceu no último dia possível às 4.15 da tarde o país vai passar por mais esta vergonha no palco internacional.

Hoje o Bangkok Post no seu editorial lançava esse aviso mas os lideres das massas que se manifestam têm um nível de entendimento do que é a Democracia eventualmente menor do que o que tinha Estaline.

Uma vez Churchil disse mais ao menos isto: a Democracia é o pior dos sistemas políticos excepto daqueles que de vez em quando aqui e ali querem experimentar.

E assim segue este belo país a sua caminhada para o abismo porque um conjunto de "hooligans", como alguém de muito, mesmo muito, peso, disse uma vez em privado, pagos e bem pagos não consegue entender que amar o país não é destruí-lo.

O Mestre Miguel Castelo Branco, que já várias vezes referi a propósito do seu blog Combustões, e que gosta de filosofia, deveria investigar porque é que os tailandeses não conseguem ser racionais no amor. A constante mistura do amor/ódio faz parte da vivência do dia a dia do povo, se bem que no final, o compromisso, o não perder a face, faça com que ninguém ouse afrontar e/ou decidir de forma concreta e afirmativa sempre que existe um confronto de ideias.

domingo, 23 de novembro de 2008

Enquanto


Enquanto esperamos pelos desenvolvimentos sobre a "marcha final" do PAD que até agora nada produziu, Bjorn Borg e John MacEnroe defrontaram-se ontem em Bangkok naquilo que é mais um exemplo desta cidade a que uns querem "deitar fogo" e outros querem é levar uma vida normal.

Felizmente que a cidade é suficientemente grande para acomodar todos estes e muitos outros que querem fazer aquilo que muito bem entendem. Na realidade a grande maioria dos residentes nesta metrópole está totalmente alheada, para não dizer, enfastiada, farta, destes amarelos, encarnados e outras cores para se dar ao trabalho de os escutar.

Borg o vencedor de 11 torneios do Grand Slam, só suplantado por Sampras e Federer, perdeu num, encontro exibição fortemente disputado, por 7-6 7-5 mas ambos deixaram um perfume daquilo que é o ténis de grande classe em Bangkok.

Entretanto ...... outros devem estar a perder o Domingo em actividades até agora sem nunhum sinal de Dia D ou qualquer outra letra com importância.

Está mesmo bom é para uma soneca ou qualquer exercício ao ar livre.

Assim se passa o fim de semana em Bangkok