segunda-feira, 22 de março de 2010

Vão ou Não Começar as Negociações?

É esta a questão que se coloca neste momento a pouco menos de 10 minutos da sua esperada concretização não no Parlamento como Abhist propunha mas no Royal Princess Larn Luang Hotel como acordado pelas partes, após proposta da UDD.

A UDD diz que só fala com Abhisit e o Governo decidiu que não será o PM o interlocutor tendo inclusivé Abhisit viajado para o Nordeste do país para observar os efeitos da seca que afecta a região e os agricultores. Abhisit está a caminho de Udon Thani, mas a UDD já fez saber que não deixará pousar o seu helicoptero.

Ontem os parceiros da coligação governamental deram o seu apoio a Abhisit para iniciar negociações mostrando com isso a sua solidariedade com a acção do governo.

O impasse parece ser neste momento difícil de quebrar e a UDD eventualmente poderá ser acusada de teimosia em não abrir um pouco mão da sua exigência de só falar com o PM. Há que entender que também do lado da UDD os anunciados representantes ás negociações não é o seu mais importante líder, Veera, mas outros elementos e assim essa teimosia carece de justificação.

Acresce que seria normal que o diálogo começasse a um nível mais técnico para posteriormente poder subir até ao nível dos decisores. É assim que se conduzem negociações, é assim que se faz uma casa. Primeiro as fundações para no fim pôr o telhado.

Possívelmente a UDD está encantada com os seus sucessos e sente-se com força para continuar e colocar mais pressão sobre o governo. Ontem receberam um muito importante apoio de um dos mais poderosos monges tailandeses, Lungta Maha Bua de Khon Kaen, curiosamente em 2008 uma peça importante na ascensão dos amarelos do PAD na província. De igual modo na sondagem feita pela Universidade Católica e que ontem já mencionei, diz-se, e por uma esmagadora maioria de 88%, que colocar fim à injustiça social e à política de dois pesos e duas medidas, exactamente os slogans da UDD, é fundamental para acabar com o conflito no país.
A questão da teimosia da UDD muito possívelmente estará também ligada com a falta de uma liderança unida e efectiva. É sabido que em muitas questões existem divergências entre os membros que compôem a direcção da UDD uma liderança demasiada alargada para acomodar todas as sensibilidades. Este sempre foi um dos pontos fracos do movimento.

A UDD decidiu também transformar a zona que ocupa numa rua só para peões e, para além de abrir espaço para a tradicional feira da Cruz Vermelha, convidou os artesãos do projecto One Tambon One Product (OTOP), ou seja cada conselho o seu produto, para aí instalarem uma mostra dos seus produtos.

Acabo, por agora este escrito, sem que tivesse houvido eco de que afinal os “teimosos” da UDD apareceram no Hotel. São 11 horas e 14 minutos e nada.

Vence a teimosia ou o bom senso?

Sem comentários: