quarta-feira, 6 de maio de 2009

Coroação



Ontem 5 de Maio é o dia em que celebra a Coroação do Rei Rama IX e foi aproveitado mais uma vez pelo movimento Stop Hurting the Country, os brancos, em mais uma referência cromática, para realizar na capital a maior manifestação dos últimos tempos.

Cerca de 300.000 pessoas, de todas as condições e vindas de todo o lado, decidiram, ao mostrar o seu amor pelo Rei Rama IX, dizer a vermelhos, amarelos, azuis e verdes, que o caminho não é aquele que esses têm seguido.

É certo que nada está resolvido, nada está esclarecido e muitos dos que andaram ali ao beija mão são capazes do pior mas mais uma vez a voz dos silenciados fez-se ouvir e bem alto mesmo sem palanques, sem Sodhis ou Jaturons a falar às multidões que arregimentam.

Da mesma forma que PAD e UDD têm todo o direito de se manifestar, mas devem fazê-lo ordeiramente e sem por em causa os direitos dos outros, aqueles que não têm causa, os silencioso, tiveram, como na Segunda-feira uma nova oportunidade para dizer: Basta.

A luta politica continua e o PM tem hoje um dia bem difícil pois está a preparar o orçamento para o ano fiscal 2010, que começa em Outubro 2009, e o que veio a lume é que os ministérios que vão ser mais afectados nos cortes orçamentais necessários pela contracção da economia, Defesa, Interior e Transportes, são exactamente aqueles que estão mais próximos de Nevin sendo os dois últimos claramente "controlados"pelos seus homens. Não é por certo por acaso que sai, também hoje, nos jornais que numa próxima eleição o Bhum Jai Party de Nevin seria o partido charneira e incontornável em qualquer coligação visto se prever que consiga obter cerca de 100 lugares no Parlamento.

Na mesma página existe um artigo de um dos chief editor titulado Abhisit may not last beyond August. A combinação das três notícias mostra claramente o poder, e o dinheiro, de que o grupo de Nevin está munido e as dificuldades que Abhisit enfrenta.

Mais do que as sondagens que já anteriormente referi, o povo mostra agora na rua, vestidos de branco e empunhando a bandeira da Tailândia, aquilo que quer.

Sem comentários: