terça-feira, 25 de maio de 2010

O que terá Mudado?

Na tarde do dia 19 de Maio, quando Bangkok começava a arder devastada pela fúria e raiva (como lhe chamou Panittan) vermelha o Canal 3 da Televisão estava no ar quando de repente foram ouvidos tiros e os jornalistas que ali trabalhavam entenderam que era altura de fugir pois também perceberam que a base do edifício estava a ser posta a arder.

Karuna Buakamsri lia as notícias nesse momento quando teve de descer apressadamente as escadas e fugir com os seus colegas pelas traseiras do edifício para o conjunto de emaranhado de ruas pequenas que se estendem entre Sukhumvit 32 e 36.

Karuna deixou nos agora, impresso no New York Times este relato dos momentos que viveu fazendo uma muito interessante comparação com o que ela própria tinha vivido 18 anos atrás.

Diz nele que nessa altura, o também sangrento Maio de 1992, teve igualmente de fugir para salvar a vida ao mesmo tempo que muitos dos seus companheiros de luta pela Democracia pereciam ás balas dos militares.

Diz ela que ness altura estavam lá na mesma luta e na mesma plataforma Jatuporn (UDD), Pipop (PAD), Jaran (UDD), Suryasai (PAD), Weng (UDD), Somsak (PAD). Igualmente Chaturon Chaisaeng e Abhisit Vejjajiva, o ex líder do Thai Rak Thai e actual representante de um thaksinismo sem Thaksin, e o actual Primeiro Ministro, ainda um jovem tal como a reporter.

Karuna acaba com duas perguntas.

O que aconteceu? Alguém pode explicar-me?

Sem comentários: