terça-feira, 9 de setembro de 2008

A Nova Politica do PAD


Ontem o PAD emitiu um comunicado, anúncio 20/2008, que contém aquilo que é o seu Manifesto Político. Este documento é, para estudiosos de cenários políticos, um "paper" bastante ilustrativo da forma como se faz Política neste país.

Começa por dizer que "para o desenvovimento sustentado do país é necessário uma política nova no Reino". Refere-se depois que a Nova Política é a "verdadeira Democracia" numa Monarquia Constitucional e depois apela ao "bom povo" para bloquear ao "mau povo" o acesso ao Poder!
Parecer ser a tentativa da construção de um Estado Corporativo, dando voz aos cidadãos não de forma directa, eleições, mas através de agrupamentos de interesses.

Quanto a representantes do povo esses deveriam ser no máximo 30% dos membros do Parlamento, sendo que os restantes seriam nomeados porque os eleitores, estão pouco informados e são "incultos". De acordo com o PAD só a estação de Televisão ASTV, pertencente ao líder Sondhi, consegue transmitir "a verdade" ao povo da Tailândia. Entretanto Sondhi, deu uma entrevista ao Asia Times merecedora de atenção.

Igualmente o PAD diz estar disposto a discutir a sua proposta, com todos, e que respeitará as decisões da maioria que sejam ética e moralmente aceitáveis e que representem os vários sectores da sociedade (tradução livre minha).

E quem será o juiz dessa qualificação de ética, moral, etc? Por certo o próprio PAD!

Tenho algumas memórias de outros tempos de lideranças na Europa que se sentiriam orgulhosas das propostas do PAD.
Felizmente os Europeus conseguiram ver-se livres dela em devido tempo.

Sem comentários: