segunda-feira, 9 de junho de 2008

Nova Semana

De regresso a Bangkok, onde aterrei ontem a noite num vôo de Udon Thani uma província do Norte Issan.

Issan é o nome que se dá ao Nordeste da Tailândia, terra em tempos reclamada pelo Laos, e que alberga uma parte muito significativa da população apoiante do ex primeiro ministro Thaksin Shinawatra. As pessoas do Issan são normalmente consideradas de baixa classe visto ser aqui que vive a maioria dos agricultores e onde se produz a maior quantidade de arroz no pais. Contudo algumas das maiores cidades do pais estão aqui situadas como Nakon Ratchasime, Khon Kaen e Ubon Ratchatani.

É também aqui que se encontram os mais antigos vestígios de qualquer presença naquilo que é actualmente a Tailandia, datando tais descobertas de cerca de 4.000 anos antes de Cristo. Encontramos o resulktado das escavações no Parque Archeológico de Ban Chiang.

Esta zona do pais é também a zona de passagem de pessoas e bens para o Laos e especialmente para o Vietname através da fronteira em Mukdahan e da nova estrada que atravessa transversalmente toda a região até Da Nang.

Por falar em estrada, percorri largas centenas de kilometros sempre em boas estradas, mesmo quando foram usadas as secundárias, e não vi um único acidente.
Comecei pelo templo de Prasat Khao Phra Vihan , como referi anteriormente, um templo Hindu/Khmer do século X e que foi recentemente requerida a sua listagem como pertença ao Património da Humanidade.




Embora se situe no Cambodja a entrada é feita pela Tailândia e a fronteira inexistente. Na fotografia a esquerda pode ser visto o "posto fronteiriço" para quem vem do Cambodja para a Tailândia.





De "regresso" a Tailândia, dirigi-me de novo para Ubon onde pernoitei. Ubon Ratchathani é uma das maiores cidades no Issan com uma populacao de cerca de 2 milhões de pessoas e onde todos os anos durante o mês de Julho se celebra o festival da vela, símbolo da Cidade


O primeiro dia deste passeio terminou aqui.

Sem comentários: